Ilustração: Carol Ito (Reprodução/Instagram)
Ilustração: Carol Ito (Reprodução/Instagram)

Mergulhando na leitura dos quadrinhos

Com Carol Ito

Consolação

Duração: 480 minutos

16

atividade online

Grátis

Data e horário

De 09/08 a 18/08

Terça e Quinta

19h30 às 21h30

Ilustração: Carol Ito (Reprodução/Instagram)
Ilustração: Carol Ito (Reprodução/Instagram)

O curso de iniciação à leitura dos quadrinhos, tem como objetivo mostrar a potência dessa linguagem, propondo uma reflexão sobre os recursos verbais e visuais usados nas HQs e um olhar mais analítico, para quem está começando a se aventurar por esse tipo de leitura ou para quem que já é leitor(a) e quer se aprofundar.
 
Programa da oficina:

Aulas 1 e 2 (duração de 2 horas cada): serão apresentados os recursos básicos que compõem a linguagem dos quadrinhos e suas aplicações em trabalhos de diversos(as) artistas, a partir de uma linguagem simples e clara. A curadoria dos artistas será diversa, incluindo exemplos de HQs feitas também por mulheres, pessoas negras e LGBTQs. Além disso, vamos falar sobre as diferenças entre tiras, charges, cartuns e webquadrinhos.

Aulas 3 e 4 (duração de 2 horas cada): vamos falar sobre o processo de produção de uma HQ, com o objetivo de oferecer uma visão mais aprofundada sobre a linguagem, tanto para leitores(as), quanto para quem se interessa em escrever roteiros ou desenhar quadrinhos. Além disso, serão recomendadas obras de artistas brasileiros e estrangeiros (nesse último caso, que possuem publicação em português) para quem quiser conhecer mais sobre o universo dos quadrinhos.

Será ministrado pela quadrinista e jornalista Carol Ito, dentre seus inúmeros trabalhos, podemos destacar as publicações de HQs com temas ligados a comportamento, política, gênero e sexualidade desde 2014. É autora da série de tiras “Novo Anormal”, publicada no Instagram da revista Tpm aos domingos, e, possui trabalhos de jornalismo em quadrinhos publicados em veículos como revista Trip e Agência Pública. Também é criadora do Políticas, projeto de divulgação de quadrinhos políticos feitos por mulheres e pessoas não-binárias nas redes sociais. Em 2019, foi indicada ao Troféu Angelo Agostini na categoria “melhor cartunista”. Já ministrou oficinas e palestras em diversas unidades do Sesc (Consolação, Centro de Pesquisa e Formação, Itaquera, Belenzinho); ministrou curso on-line de jornalismo em quadrinhos pelo Sesc Pompeia, totalizando 13 encontros; realizou oficinas on-line e presenciais na Biblioteca Parque Villa-Lobos e Biblioteca São Paulo.  

 

Inscrições pelo site inscricoes.sescsp.org.br a partir das 15h do dia 28/07 até 9/08 ou enquanto houver vagas. Vagas limitadas.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.