Revistaria
Revistaria

Mesa 5: Mulheres editoras de revistas literárias, perspectivas

Revistaria

Revistaria

Ipiranga

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Data e horário

De 04/12 a 04/12

Domingo

Dia 4/12, domingo, às 18h.

Revistaria
Revistaria

Mesa sobre a edição de revistas literárias realizada por mulheres. As editoras abordarão questões relativas ao processo de edição de revistas literárias a partir de um recorte de gênero, debatendo o contexto social, político e literário, tendo como foco a produção literária feita por mulheres.

Convidados: Ana Paula Simonaci (Revista de cultura), Priscila Branco (Toró) e Rosana Chrispim (Revista Livrespaço). Mediação de Priscila Machado Nunes.

Abertura com videopoema de Nathália Agra.

Nathália Agra é escritora e editora. Publicou os livros de poesia De repente a chuva (Corsário-Satã, 2017) e Noite de São João (Corsário-Satã, 2020), publicado também em Portugal pela editora Douda Correria. Publicou o livro infantil Os balões de Nise (IOGRAM, 2019). É uma das editoras da Corsário-Satã e uma das organizadoras da Desvairada – Feira de Poesia de São Paulo.

Ana Paula Simonaci é curadora, editora, pesquisadora e poeta. É doutora em Memória Social e atualmente atua como curadora e coordenadora editorial da Revista Humanos (Sesc Rio). Recebeu o Prêmio HQMix na categoria projeto editorial. Como autora, publicou os livros Futuros Utópicos e Voo.

Priscila Branco é poeta, mestre e doutoranda em literatura brasileira pela UFRJ, pesquisadora da poesia contemporânea escrita por mulheres brasileiras fora do cânone, editora da revista toró e da Macabéa Edições, além de ser colunista da revista cassandra. Também faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura (NIELM-UFRJ) e do grupo de pesquisa Mulheres na Edição (CEFET-MG).

Rosana Chrispim é poeta, formada em Jornalismo, trabalhou como Produtora Gráfica. Foi uma das editoras da Revista Livrespaço, 1992-1993 (Prêmio APCA de 1993). Publicou, entre outros Entretempo, 2003; Caderno de Intermitências, 2017, e Aparte (plaquete), 2022.

Priscila Machado Nunes e graduada em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero e mestra em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona (UB). Participou do Certificado em Estudos Afrolatinoamericanos do Instituto de Pesquisas Afrolatinamericanas da Harvard e da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). Animadora Cultural no Sesc-SP.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.