Duração: 600 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Térreo
Grátis. Oficinas com retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Atendimento.
Data e horário
De 26/04 a 26/04
Das 11h às 21h
O primeiro Microfone Aberto de 2025 irá celebrar a Cultura Ballroom, movimento político e afrodiaspórico que exalta a diversidade de gênero, raça e sexualidade.
Ao longo do dia, teremos oficinas de voguing, bate-papo e live painting. E o encerramento ficará por conta da Microball, coletivo criado por Jessy Velvet Zion, que realiza balls em pequenos formatos, na cidade de São Paulo, desde 2018.
Para performar na Microball, basta ter mais de 16 anos e vir para o evento.
*Pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhadas de seus responsáveis legais.
Cronograma:
11h – 12h30: Oficina de Vogue Femme, com Puri Yaguarete
Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Atendimento.
12h30 – 14h: Oficina de Old Way, com Edan Mar
Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Atendimento.
12h30- 16h: Live painting com Arte Trava, produzindo os prêmios da Microball.
Grátis. Sem retirada de ingressos.
14h – 15h30: Oficina de New Way, com Mavi Liore
Grátis. Retirada de ingressos 30 minutos antes, na Central de Atendimento.
16h – 17h30: Bate papo: Legado Ballroom, com Félix Pimenta e Aurora Abloh. Mediação: Fênix Zion
Grátis. Sem retirada de ingressos.
18h – 21h: Microball, direção de Jessy Velvet Zion
Grátis. Sem retirada de ingressos.
As inscrições para o ball acontecem no horário da atividade.
As categorias são:
1 – Baby Vogue Old Way com revelação (TM) – Gari transmasc
2 – Baby Vogue Femme entrada performática (FQ) – Jogação no parque
3 – Baby Vogue New Way com objeto (Apt) – Luzes noturnas
4 – Commentator vs Commentator (Apt) – Gírias marginais
5 – Fashion Killa (Apt) – Arte Trava VS Orígínáríe
6 – Runway (Apt) – Queer Street Wear
7 – Vogue Performance (Apt) – CRD Brunna Valin
Ficha técnica:
Direção Geral: Jessy Velvet Zion
Coordenação de Produção: Biel Lima
Ass. Produção: Kiara Cabal
Ass. Produção: Ayana Mutatis
Chanter/MC: Kona Hands UP e Núbia Candace
Júri: Marvena de Ubuntu, Tchu Harpya e Mavi Candace
Júri especial: Joana Jade e Arle
DJ: King de Xangô
Ass. Palco: Udney Matheus
Minibios:
Puri Yaguarete:
Puri Yaguarete é um artista transdisciplinar cuja obra se constrói no cruzamento entre o circo, a performance e as artes visuais. Ator, palhaço, malabarista e dançarino, sua pesquisa atravessa a cultura ballroom, a arte de rua e a ancestralidade, reivindicando a presença de corpos transmasculinos e originários nas artes.
Edan:
Transmasculino, latino, artista da dança e produtor. Faz parte da Cultura Ballroom Brasileira desde 2018, sendo Imperador e produtor da Kiki Casa de Mutatis @casademutatis, e reconhecido como Legendary Oldway desde 2022. Na Ballroom Mainstream faz parte da Internacional Iconic House of Ninja @iconichouseofninja. Nasceu na Colômbia, e mora em São Paulo (Brasil) desde dezembro de 2017.
Mavi Liore:
Mavi Liore é produtora cultural, performer, dançarina e integrante da comunidade ballroom. Atuando através da intersecção entre cultura e inovação, explorando conexões com a cultura LGBT e suas tecnologias na história recente, encontros que partem de uma ótica tranvestigênere de maneira transdisciplinar.
Joana Jade – Arte Trava:
Arte Trava é um projeto que atua de forma sustentável, trabalhando o reuso têxtil como economia circular através da pintura. Reciclando o vestuário descartado, gerando impacto social ao criar renda a partir da reciclagem de tecido e venda de obras vestíveis pintadas artesanalmente e elaboradas por mãos Trans e Travesti, pretas e indígenas da periferia de São Paulo.
Félix Pimenta:
Reconhecido Trailblazer/Pioneiro da Comunidade Ballroom no Brasil, é performer, MC Commentator, professor e coreógrafo de Danças urbanas. Especializado nas danças Performances Waacking e Voguing. Pai da House of Zion- Chapter Brasil, desde 2016. Pai fundador da Kiki Casa de Pimentas, desde 2020. Membro co-fundador do Coletivo AMEM, que atua na cena paulista das artes e Ballroom desde 2016.
Aurora Abloh:
Aurora Abloh Zion, nascida no distrito federal, porém residindo hoje na periferia de São Paulo, ela é artista, performer, mestre de cerimônia, modelo, auxiliar de produção artística, entre outras coisas atividades artísticas. Com atuação mais voltada para a comunidade ballroom, ela é mother e fundadora da Casa de Abloh na cena kiki, casa criada no distrito federal. Também é membro da Iconic House of Zion, casa criada em Nova York e de grande importância dentro da cultura ballroom e performática vogue.
Udney Matheus:
Formado em cinema em 2013, trabalha há 10 anos na área de pós-produção audiovisual, atuando como Montador e Assistente de Montagem, em mais de 45 projetos entre filmes e séries. Faz parte da Comunidade Ballroom desde março de 2017.
Fênix Zion
@fenix_zion, 35 anos, multiartista, ativista social, nordestine, primeira pessoa trans não-binárie retificada no estado de Alagoas e vivendo com HIV na periferias de São Paulo, é graduade em dança e produção de moda, com mais de 15 anos dedicados a arte e ativismo. Na cultura Ballroom brasileira é pioneire pelo estado de Alagoas e ume dus articuladores da comunidade no Norte e Nordeste, sendo também Overseer da Iconic House of Zion no Brasil, Overseer da Casa de Mandacaru em São Paulo, Alagoas, Maranhão, Tocantins, Roraima e Mato Grosso, além de integrar os Coletivos Capoeira para Todes e AMEM.
Núbia Candace:
Núbia Candace é Overseer da Casa de Candaces, produtora cultural ballroom, pesquisadora sonora e commentator. Também é educadora popular sobre saúde sexual e prevenção do HIV na agência pra brilhar desde 2022. Além disso, é palestrante, musicista e artista independente.
Marvena de Ubuntu:
Travesty, multiartista. Encontra nas artes o poder do ativismo e desde 2012 vem se redescobrindo através da educação, cultura e danças urbanas. Na cultura ballroom, é mãe da Original Casa de Ubuntu, e filha na Iconic House of Zion (de Nova Iorque). Recebe em 2022 o título de Statement, pelos teus feitos na cena de baile.
Tchu Harpya:
Dançarino, modelo e performer, Tchu é father da Kiki House of Harpya e também possui o titulo de Legendary na cena kiki. A categoria Face é sua especialidade, além de já ter conquistado Grand Prizes em categorias como Old Way e Runway. Também ministra treinos e aulas pelo seu projeto “Vivências Ballroom”.
King de Xangô:
DJ, redutor de danos, articulador cultural e performer. Sets que apresentam uma minuciosa curadoria de música preta afrofuturista, esta é sua especialidade. Muito Afrobeat, Amapiano, Kuduro, e outras vertentes do continente africano compõem seu acervo. ativo na cena ballroom, integrante da House of ZION na cena mainstream e da Pioneer House Hands UP na cena kiki, soma sua identidade afrodiaspórica à sonoridade ballroom, sendo está sua assinatura.
Kona Hands Up
Eduarda kona zion, travesti, mãe progenitora de Nikki, bailarina, performer, professora de dança, coreógrafa, pesquisadora da cultura ballroom, uma das Trailblazers/Pioneer da cena ballroom Brasil, pioneira da cena ballroom centro oeste, nascida e criada na Ceilândia-DF. Mother da primeira casa brasileira House of Hands Up com capítulos em Brasília, Campo Grande e São Paulo, e primeira mãe de uma casa internacional com capítulo no Brasil internacional icônica House of Zion, agente de saúde e prevenção a cuidados a vidas Positivas.
Jessy Velvet Zion
Jessy Velvet Zion é artista da dança, produtore cultural, educadore físico em formação, capoeirista angola na Escola Mutungo e integra o coletivo Subúrbio z/o. Na comunidade Ballroom possui o título de reconhecimento de Legendary (uma pessoa lendária) sendo líder do primeiro grupo exclusivo para pessoas negras chamado Kiki House of Black Velvet e e Overseer (supervisore) do grupo internacional chamado House of Zion. É fundadore e diretore do projeto Microball e um dos coordenadores do grupo de estudos das categorias Vogue New Way e Vogue Old Way Ballroom São Paulo.
Biel Lima:
Biel Lima é cantor, compositor, produtor musical e diretor de palco autodidata, especializado em produção técnica. Com uma trajetória rico em colaborações e apresentações, Biel já passou por grupos de RAP como “Projeto X” e “Obstinados” e integrou coletivos artísticos como Amem.
Kiara Cabal:
Kiara Souza também conhecida como Kiara Cabal Revlon ou Miss Kiara. Travesti, negra, nascida na zona leste de São Paulo, produtora, modelo, performer, dançarina e coreógrafa.
Ayana Mutatis
Wellen Santana, travesti, dançarina, modelo e maquiadora. Iniciou sua trajetória em dança no Vocacional em 2008, passou pelo ballet clássico, contemporâneo, danças urbanas, jazz, danças brasileiras, afro, funk e vogue.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.