Duração: 360 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência do Sesc Birigui.
Data e horário
De 28/06 a 29/06
Das 15h às 18h.
Nesta mesa expositiva, Cícera e Jefferson compartilharão a história dessas sementes, práticas de melhoramento genético, técnicas de conservação e a riqueza das cores e texturas da biodiversidade local, inspirando um olhar profundo para a agricultura ancestral e sustentável.
A alimentação latino-americana tem como base a “plantio das três irmãs”: abóbora, feijão e milho, cultivados juntos para garantir equilíbrio nutricional e prosperidade às antigas civilizações indígenas. No Brasil, o aprimoramento dessas sementes é legado das etnias tradicionais, cujos descendentes caiçaras, povos tradicionais e produtores agroecológicos, preservam esse saber ancestral.
Em Birigui, dois produtores mantêm viva essa tradição: Cícera Zacheo, do sítio Virgem de Guadalupe, que cultiva uma diversidade de plantas, atraindo abelhas e beija-flores, e Jefferson dos Santos Rabal, produtor agroecológico e ativista ambiental com mais de 30 anos de experiência, que cuida da terra e compartilha seus conhecimentos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.