atividade presencial
Grátis
Local: Reserva Natural Sesc Bertioga
Inscrições online aqui de 24/2 até de 2/3. Vagas Limitadas.
Data e horário
De 04/03 a 29/04
Das 9h às 12h. Dia 1/4, das 7h às 13h. (Dia 8/4 não haverá curso)
Em se tratando de plantas, todos nós temos algo a compartilhar. Nossa relação com a botânica, ciência que estuda a vida das plantas e algas, vem sendo construída e se modifica muitas vezes ao longo da história, atravessando desde nossa condição alimentar, passando pelos diferentes fins ornamentais até chegarmos nos recentes estudos que envolvem saúde e natureza. Uma curiosidade: vocês percebem, sobretudo desde o período pandêmico, como é crescente o número de pessoas a nossa volta apaixonadas por essas verdinhas?
São potenciais naturalistas, ou seja, de admiradores passam a ser cuidadores e, a partir daí, tornam-se entusiastas pelo estudo, trato e preservação desse reino tão vasto e precioso. Isso ocorre espontaneamente, alí mesmo onde estão, a partir da observação do local onde moram, com o conhecimento que possuem e ainda pode ser ampliado em decorrência das relações estabelecidas através de sua convivência com as plantas.
Neste curso, pensado e elaborado pelo biólogo Renan Parmigiani, os participantes conhecerão diferentes vegetações da cidade de Bertioga por meio de aulas teórico-práticas realizadas na Reserva Natural Sesc Bertioga, com saídas para uma comunidade localizada dentro dos limites do Parque Estadual Restinga de Bertioga, além de uma expedição pelas matas do Parque Estadual Serra do Mar – núcleo Bertioga, tendo sempre a botânica como incentivadora do olhar sobre a natureza.
Para começar, vamos nos debruçar sobre os sentimentos que nutrimos pelas plantas, compartilhar as sensações que nos causam, despertando para relações de afeto e cuidado, estimulando a busca pelo conhecimento. Para além de ouvir as histórias e os saberes de cada participante, essa relação que naturalmente estabelecemos com as plantas estará no centro do debate. Pretende-se, com isso, ir além da noção colonizadora da História Natural como a grande centralizadora dos conhecimentos da natureza, os quais ainda ficam restritos a pequenos grupos de pesquisadores que têm acesso a este privilégio acadêmico, em detrimento da participação do cidadão comum, ampliando o debate para o desenvolvimento da ciência cidadã.
Depois disso, Renan, como bom “cicloviajeiro” que é, conduzirá os participantes a uma viagem no tempo para que possamos compreender como a ciência botânica se formou ao longo dos anos, desde as viagens de naturalistas ao redor do mundo, algumas com viés científico, outras com interesses por rotas comerciais e invasões de áreas colonizadas, até a sua importância para nossa alimentação, bem como outros temas que cercam as plantas e nos afetam atualmente.
Também compreenderemos alguns conceitos científicos, aprenderemos a classificar os grupos botânicos e a fazer prensagem e exsicata, um processo de catalogalização e acervo das plantas. Isso tudo, entre um causo e outro, reunindo algumas das “estórias” coletadas pelo biólogo em suas viagens por 7 estados brasileiros.
Com Renan Parmigiani, biólogo, interessado em viajar para conhecer pessoas e principalmente as plantas que habitam os lugares por onde passa. Sobre sua bicicleta, inspira-se nos naturalistas que realizavam expedições não apenas em busca de conhecimento científico, mas que também se dispunham a mergulhar nas vivências culturais por onde passavam.
Inscrições: online aqui de 24/2 até de 2/3. A inscrição refere-se às 8 aulas. A presença na primeira aula é a garantia de permanência no curso. As atividades externas (aulas 4 e 5) estão condicionadas a participação nas aulas anteriores. Vagas Limitadas.
PROGRAMA DO CURSO
4/3 (sábado), das 9h às 12h
A presença das plantas em nossas vidasQuais são as memórias, afetos e sensações que as plantas nos trazem? Neste primeiro encontro, vamos pensar e dialogar sobre a relação que mantemos com as plantas nos dias atuais.
11/3 (sábado), das 9h às 12h
BotânicaNeste dia serão aprensentados alguns conceitos básicos sobre a evolução e diversidade biológica, a morfologia das plantas, ecologia e métodos de reconhecimento dos principais grupos da flora brasileira.
18/3 (sábado), das 9h às 12h
Aula prática de botânica: coleta e prensagemÉ chegada a hora de colocar em prática os conceitos aprendidos até o momento, observando em campo as estruturas e características das plantas, e realizando a identificação de algumas espécies. Vamos fazer uma coleta e aprender os processos de prensagem e preservação do material coletado.
25/3 (sábado), das 9h às 12h
Aula prática na comunidade: usos e memórias relacionadas às plantas cultivadasHoje partiremos para uma comunidade em Bertioga chamada Vila da Mata, onde ocorre o cultivo de plantas, em roçados, quintais, vasos, hortas. Nesta visita, entenderemos como os locais se relacionam com essas plantas, seus usos, sentimentos e memórias.
1/4 (sábado), das 7h às 13h
Expedição: uma vivência de naturalista*Vamos vivenciar como eram as expedições naturalistas, realizando todas as etapas de coleta, separação, armazenamento das plantas, em uma trilha de média dificuldade, na floresta densa.
*Recomendamos o uso de calça, camisa de manga longa, calçado fechado, boné ou chapéu, filtro solar e repelente de insetos. Leve também sua garrafa de água.
15/4 (sábado), das 9h às 12h
Elaboração do livroComo faziam os naturalistas, nessa aula vamos confeccionar um livro das plantas identificadas, com os conhecimentos botânicos e relatos, desenhos e sentimentos sobre as plantas, que foram sendo construídos ao longo do curso.
22/4 (sábado), das 9h às 12h
Costura e confecção das ExsicatasExsicatas são a unidade fundamental de um acervo botânico, nela estão contidas todas as informações da planta, necessárias ao desenvolvimento de estudos científicos sobre a flora. Neste dia, finalizaremos a exsicata com as plantas que foram coletadas e prensadas, material que servirá com uma importante ferramenta educativa.
29/4 (sábado), das 9h às 12h
Compartilhando os conhecimentosFinalizando esse processo, este é o momento de compartilharmos e trocarmos nossas impressões sobre os livros, o processos e conhecimentos retidos. Teremos tempo para leitura dos textos escritos, dialogar sobre os aprendizados e avaliar todo o processo vivenciado.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.