Data e horário
De 03/12 a 12/12
Terças, quintas e sábado, de 3 a 12/12, das 19h às 21h. Inscrições a partir de 28/11
A partir de uma seleção de filmes, a proposta do curso é analisar e debater as representações da moda brasileira no cinema nacional. Historicamente, quais são as relações entre cinema e moda? Como o cinema influencia a moda, e vice-versa? Quais são as ligações entre a indústria da moda e a indústria cinematográfica? Pensando mais especificamente no contexto brasileiro, como o cinema nacional converte para a linguagem cinematográfica personagens históricos da nossa cultura, ou literários? E como essas imagens em movimento habitam uma ideia de brasilidade que nos constitui?
1ª aula – Cinema e moda: uma introdução
2ª aula – Carlota Joaquina e a moda do vestido Império no Brasil imperial
3ª aula – Lampião, Fabiano e as estéticas do cangaço
4ª aula – Macunaíma: a brutalidade do Brasil moderno
5ª aula – Favela é moda: passabilidade e corpos em ação
—
Carolina Casarin
Autora do livro O guarda-roupa modernista: o casal Tarsila e Oswald e a moda (Companhia das Letras, 2022), doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Institut d’Histoire du Temps Présent, em Paris, onde levantou material inédito sobre a relação dos modernistas brasileiros com a moda francesa. Em 2023, O guarda-roupa modernista foi traduzido para o espanhol, El guardarropa modernista, lançado na Argentina pela HyA ediciones, da Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario. Sou mestre em Letras Vernáculas, licenciada e bacharel em Letras (portuguêsliteraturas) também pela UFRJ. Com atividades estão centradas no campo do vestuário e da moda, com foco nas relações entre arte, moda e literatura. Possui experiência nas áreas de figurino, educação, escrita e pesquisa e atuo principalmente nos seguintes temas: história do vestir no Brasil e na América Latina, história da moda, arte e literatura moderna. Em 2024, iniciou a carreira como docente de história da indumentária no curso de graduação em Diseño de Indumentaria y Textil da Facultad de Humanidades y Artes da Universidad Nacional de Rosario. Os trabalhos mais recentes como figurinista são o longa de ficção Casa do elefante, dirigido por Marcus Villar; o longa-metragem híbrido O espelho de Tarsila, com direção de Paschoal Samora, filme em que também atuou como diretora de arte; e a obra dançada Cartas para Mercedesssssss, dirigida por Carmen Luz.
COMO SE INSCREVER
Inscreva-se pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou clique no botão ao lado “inscrever”. Você será redirecionado ao site centralrelacionamento.sescsp.org.br, onde conseguirá visualizar os cursos disponíveis de todas as unidades do Sesc São Paulo, assim que estiver logado.
Portanto, é preciso ter um login e senha no site do Sesc (ou no aplicativo, que é o mesmo cadastro) para conseguir se inscrever; e você pode fazer isso antecipadamente.
IMPORTANTE: Atente-se à data e horário de início de inscrição e lembre-se: as vagas são limitadas. Ou seja, é possível que a atividade fique esgotada antes do prazo de inscrição acabar.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.