Jorge Augusto fala do Modernismo e da Modernidade na Obra de Lima Barreto
Jorge Augusto fala do Modernismo e da Modernidade na Obra de Lima Barreto

Modernismo e Modernidade em Lima Barreto

Com Jorge Augusto

100 Anos Sem Lima

Mogi das Cruzes

14

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficina 1

Grátis. Inscreva-se em inscricoes.sescsp.org.br.

Data e horário

De 29/11 a 02/12

29/11 • Terça a Sexta • 19h00
Jorge Augusto fala do Modernismo e da Modernidade na Obra de Lima Barreto
Jorge Augusto fala do Modernismo e da Modernidade na Obra de Lima Barreto

O curso abordará a obra de Lima Barreto em sua relação com a modernidade brasileira e o modernismo de 22, a partir das formulações éticas e estéticas propostas pelo escritor em seus romances. O intuito é mostrar as tensões, rasuras e diálogos existentes entre experiências negras da modernidade e o projeto de nação empreendido pela elite colonial/burguesa no Brasil.

Jorge Augusto
Soteropolitano do bairro da Liberdade, Jorge Augusto publicou poemas nos livros “Antilogia” – coletânea entre poetas de Bahia e São Paulo; e nas coletâneas “O diferencial da favela” e “Enegrescências”. Foi docente na UFBA, no Instituto de Humanidades Artes e Ciência, na UNEB e no IFMA. Tem poemas em revistas como “Diversos afins”, “Germina Literatura” e textos em jornais e revistas como Revista Cronópios, Bahia Notícias, SUL21. É autor da tese de doutorado “Modernismo negro: a literatura de Lima Barreto”. Hoje, integra o corpo docente do Instituto Federal Baiano, onde compõe a coordenação do Neabi e dos grupos de pesquisa Perifas e Rasuras. Atua também como editor, coordenando as coleções “Novos baianos, contemporaneidades periféricas” e a “Revista de literatura brasileira contemporânea”.

Esta atividade integra o Projeto Especial “100 anos sem Lima Barreto”: apresentações artísticas e atividades formativas celebram e homenageiam o escritor carioca por ocasião de seu centenário de morte. Veja outras ações aqui 

Curso de 29/11 a 02/12 – de terça a Sexta – das 19h às 21h.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.