Mostra de Cinema Campineiro - créd. divulgação
Mostra de Cinema Campineiro - créd. divulgação

[Mostra de Curtas Campineiros] Memória

Campinas

14

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Retirada de ingressos limitados, na Loja Sesc, a partir de duas horas antes do início da atividade.

Data e horário

De 18/11 a 18/11

18/11 • Terça • 19h00
Mostra de Cinema Campineiro - créd. divulgação
Mostra de Cinema Campineiro - créd. divulgação

A Mostra de Cinema Campineiro apresenta uma curadoria de curta metragens produzidos recentemente em Campinas. São filmes documentais e de ficção realizados sob diferentes perspectivas, temáticas e estéticas, e que trazem um olhar em relação à cidade ou seus personagens.

Curadoria: Fernanda Viana.


 

CAIPIRAS NAS TELAS 
Direção: Gustavo Padovani e Augusto Spoto
Duração: 28’
Gênero: Documentário  

Documentário que resgata uma história peculiar: a dos caipiras que decidiram fazer cinema em Campinas na década de 1920. Na cidade, o cinema não surge como arte, mas como símbolo do progresso fabril. Em apenas quatro anos, cinco filmes foram produzidos. Mas o que significa, para uma cidade, construir imagens de si mesma? Como conciliar a narrativa do progresso com personagens que simbolizam o atraso? São essas contradições que norteiam este ensaio audiovisual sobre identidade, memória e apagamento.  

ESCOMBROS
Direção: Claudia Bortolato e Fabrício Borges
Duração: 14’50”
Gênero: Documentário 

 Histórias ainda pouco comentadas sobre as reformas urbanas no século XX, que envolveram desapropriações, demolições, alargamentos e mudanças de nomes de avenidas, praças e largos. Com recorte para a Antiga Igreja do Rosário de Campinas/SP,  ouvimos alguns frequentadores da igreja demolida em 1956 e do Largo do Rosário, representantes de movimentos sociais  e estudiosos de questões sociais e políticas da dinâmica urbana. 

PASSAGEM
Direção: Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani
Duração: 15’
Gênero: documentário 

Um túnel centenário, na maior cidade do interior paulista, é protagonista de Passagem, curta-documentário que reflete sobre o patrimônio cultural como chave da memória de quem passa por ele. Histórias pessoais se misturam ao enredo da própria construção, que liga o centro de Campinas à Vila Industrial, o primeiro bairro operário da cidade. Ao longo do percurso de 200 metros, sensações e emoções de personagens reais conectam passado, presente e futuro. 

O APAGAR DAS ESTRELAS – LEGADOS DE JULIO LOBO
Direção: Jean Marcel Camargo e Diego Ruiz
Duração: 16’
Gênero: documentário

Em Campinas, município do interior do Brasil, um homem dedicou sua vida a manter aberta esta janela para o céu, levando informação à população através da contação de histórias do Universo e da valorização da Ciência Astronômica. Em décadas de luta, Julio Lobo se deparou com obstáculos de escala planetária, e mesmo após sua morte, deixa como legado um brilho de potência estelar, que pode nos livrar da escuridão: o brilho do conhecimento. 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.