Renato Gama (foto:  Cassandra Mello)
Renato Gama (foto: Cassandra Mello)

Mostra de Processo Poesia, Memória, Música e Ancestralidade

Sarau com Renato Gama, Samarone Lima e artistas convidados

Vila Mariana

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Praça de eventos

Data e horário

De 02/12 a 09/12

02/12 • Terça • 19h00
Renato Gama (foto:  Cassandra Mello)
Renato Gama (foto: Cassandra Mello)

Mostra do resultado das produções realizadas ao longo dos 3 módulos do curso de Valorização Social, Poesia Memória e Ancestralidade, com Samarone Lima; Canto poema História de Vida com Renato Gama e Garoa Lab com Marcio Masseli. Neste dia, Renato Gama trará dois músicos convidados e Samarone trará mais uma poeta e cantora – que também estará envolvida no curso.

Renato Gama é finalista do Prêmio Jabuti 2024 com o livro infantil “Neguinha Sim!” e do Prêmio APCA 2024 com o espetáculo “Uma Boneca para Menitinha”, transita entre palavras, sons e cenas. Musicoterapeuta, escritor, compositor, cantor, dramaturgo e produtor artístico musical, é cofundador da Sá Menina Plataforma de Artes, um espaço de criação que entrelaça teatro, literatura, audiovisual e música. Também está à frente do Centro Cultural Viela em Dia de Lua e do Pele Preta Estúdio, ambos na Vila Nhocuné e que abre caminhos para novas vozes e democratiza o acesso à produção musicalEntre concepção, direção e produção, Renato Gama tem assinado e realizado trabalhos para artistas como Izzy Gordon, Pastoras do Rosário, Tita Reis, Carlos Casemiro e Jhony Guima. Além disso, segue em seu terceiro álbum solo, “AfrôGira”, precedido por “Olhos Negros Vivo” registrado ao vivo  e “Renato Gama Berlin”, gravado durante sua turnê europeia de 2019. Em 2023, lança seu primeiro livro infantil, “Neguinha, sim!”, publicado pela Companhia das Letrinhas e inspirado em sua canção homônima. No ano seguinte, a obra se torna finalista do Prêmio Jabuti. Ainda em 2024, Renato Gama é indicado ao Prêmio APCA pelo espetáculo infantil “Uma Boneca para Menitinha”, no qual imprime sua identidade sonora como diretor musical. Sua assinatura também está presente na concepção e direção de peças teatrais como “As Aventuras de Boi Beleza”, inspirada no livro de Paulo Rafael “O Mundo Cá Tem Fronteira – Uma Aventura BrasilCabo-Verde”, além de “Samba & Jazz” e “Amora Paulada”. No campo audiovisual, assina a direção do documentário “Da Nebulosa ao Brilho”, sobre as Pastoras do Rosário, realizado em parceria com a Teia Documenta de Cassandra Mello e lançado pelo Sesc Digital. Além disso, é diretor musical do programa “Afrofluxo: O Som da Música Preta” e assina a trilha sonora do documentário musical “Racionais MC’s: Das Ruas de São Paulo pro Mundo”, longa-metragem dirigido por Juliana Vicente e disponível na Netflix

Samarone Lima é Poeta cearense radicado em Pernambuco há mais de 30 anos, é autor de seis livros de poesia. Ganhou os prêmio da Bienal do Livro de Brasília e Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional, pelo seu livro O aquário desenterrado, em 2014. É professor da disciplinas “Poesia” e “Crônica” , do curso de pós-graduação Lato Senso de Escrita Criativa, (Fafire – Recife) , e na especialização em “Jornalismo Independente”, da Universidade Católica de Pernambuco. Foi Coordenador de comunicação do secretário de Cultura de Pernambuco Ariano Suassuna (2009 a 2014)

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.