Videodança: Rubik’s  Direção: Sâmya de Lima e Matheus Carneiro
Videodança: Rubik’s Direção: Sâmya de Lima e Matheus Carneiro

Mostra Sans Souci Brasil para Todas as Idades

Festival Internacional de Videodança Sans Souci Brasil

Campinas

L

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Data e horário

De 27/11 a 27/11

27/11 • Domingo • 14h30
Videodança: Rubik’s  Direção: Sâmya de Lima e Matheus Carneiro
Videodança: Rubik’s Direção: Sâmya de Lima e Matheus Carneiro

A visualização de imagens diversas e corpos que dançam podem promover uma conexão com outros sentidos, especialmente com o movimento? A artista e bailarina Rosely Conz irá propor ao público que observe na videodança aspectos particulares, como os movimentos, a sua velocidade, os gestos, a música, para então sugerir que experimentem, respondam com movimentos próprios algo que se relacione às videodanças, incentivando uma mostra dinâmica e interativa. 

Para crianças com idade a partir de 5 anos, acompanhadas por uma pessoa responsável adulta.

Ella
(Direção: Amanda Môa, Juliana Barretto, Luiza Leal, Mayra Costa, Reginaldo Oliveira, Renah Berindelli, Renata Baracho, Valéria Nunes | Maceió/AL | 2021 | 5 min.) 
“Ella” trata do outro que coabita em mim, em você, o eu multifacetado, o contranarciso de Leminski e a mulher de vermelho de Angélica Freitas. Do mover em fúria, do ruído, da dissonância das cores e formas. 

Rubik’s
(Direção: Sâmya de Lima e Matheus Carneiro | Fortaleza/CE | 2021 | 1 min.)
Os intérpretes-criadores Sâmya de Lima e Matheus Carneiro, inicialmente movidos pelas perguntas “o que pode um corpo experimentar do outro?”, “quais movimentos e gestos da diferença das nossas danças é possível coreografar?” e “numa curadoria de si e do outro, o que fica e o que pode ser nesse momento descartado?” constroem uma dança de linhas e formas que se cruzam nos planos do tridimensional. Movimentos solos ou agrupados formando um grande quebra-cabeças, um jogo de movimentações em dupla. Uma dança composta por dois; com histórias e corpos distintos. A pesquisa de movimento e de gestos no corpo e no espaço é agora preciso ser pensada em outros aspectos. Com mais um
lockdown enfrentado em Fortaleza, a coreografia do espaço tridimensional compulsoriamente precisa ser resolvida noutro espaço, é este o da tela, um espaço bidimensional. Sendo assim, novas possibilidades são alcançadas. Nesse novo espaço tudo é possível! Cada um em sua casa grava parte da partitura, compartilha e edita. Com absoluta referência à Piet Mondrian e suas obras no Neoplasticismo e o abstracionismo das formas geométricas, agora, em Rubik’s, o jogo acontece não somente entre os dois, mas, você, espectador, é convidado a criar a composição junto. No frenesi das imagens que aparecem e desaparecem, você cria, a partir do seu direcionamento do olhar, uma composição coreográfica conjuntamente com os intérpretes.  

Impressões Brasileiras
(Direção: Marília de Andrade | Campinas/SP | 2022 | 11 min.)
Inspirado pelos mitos da Amazônia, Raul Bopp escreveu “Cobra Norato”, um poema modernista que narra a saga de um herói, na jornada através da floresta para encontrar e salvar da prisão a “filha da Rainha Luzia”, sua mulher idealizada. A máscara de um boi – do drama
performance do “Bumba Meu Boi” – como protagonista de inúmeras danças populares brasileiras, representa o “renascimento”. Nesta pequena interpretação, ele assume o papel de herói e salvador. A videodança “Impressões Brasileiras” é uma fantasia sobre o encontro da “filha da Rainha Luzia”, uma personagem da poesia, com o boi, que é um personagem do folclore. Eles comemoram a poesia brasileira modernista e a cultura popular através de símbolos, imagens, música e corpos em movimento. 

La Bonne Madame: Dois Lados da Mesma Moeda
(Direção: Joana Ribeiro e Marito Olsson Forsberg | Rio de Janeiro/RJ | 2021 | 1 min.)
As personagens Bonne e Madame surgiram dos guardados de costura de minha avó Lucy, exímia costureira. Se de dia ela é a Bonne, criada que faz todos os serviços (do francês:
la bonne à tout faire), de noite ela é a Madame! A travessia entre estes dois mundos, tal qual o verso/reverso da mesma moeda, é acompanhada pelo contraponto musical entre Ernesto Nazareth e Debussy. “Bonne Madame” rende homenagem a todas as mulheres que dedicam suas vidas ao trabalho doméstico.  

Pipa
(Direção: Bruno Alarcon | Rio de Janeiro/RJ | 2018 | 10 min.)
O ato de soltar pipa é uma prática frequente nas comunidades cariocas, bem como, nas periferias brasileiras e pretende-se trazer esta movimentação em sua múltipla potência nos corpos de atores-dançarinos moradores da comunidade Parque das Missões, localizada no município de Duque de Caxias/RJ. Decidiu-se pela laje como lugar de representação desta movimentação, bem como, das reverberações do objeto pipa no corpo.
  

Interlocuções com a Cidade
(Direção: Fernanda Feminino Amaral | São Paulo/SP | 2021 | 5 min.)
Dançarinos solitários dançam para enganar a ideia de isolamento, cada um rompendo os limites e expandindo o seu imaginário. Eles procuram criar encontros entre eles e com a cidade através do movimento e da poesia.
 

 #sextou!
(Direção: Renata Paulino, Ayumi Hanada, Carva e Lucas Ferreira | São Paulo/SP | 2021 | 4 min.)
“#sextou!” é uma videodan
ça produzida por Renata Paulino, em parceria com o projeto Fluxo em Redes e o músico Carva. Compõe uma série chamada “Meu Corre”, que fala, de forma subjetiva, sobre os diferentes humores de cada dia da semana. Feche o computador, desligue tudo, inclusive a mente do trabalho, e afunde no sofá, ou vá ao bar, ou peça aquela comida deliciosa, ou encontre os amigos. “#sextou!” é a sensação feliz de que o descanso tão esperado chegou e o que eu não consegui fazer essa semana, tudo bem, fica pra semana que vem. 

Selva de Pedra
(Direção: Allan Souza Lima | São Paulo/SP | 2021 | 2 min.)
A arte de encontrar. A arte de se conectar. Nas durezas de São Paulo, o corpo confronta a cidade. O corpo confronta a si mesmo. O corpo encontra afago na pele, no toque e nos braços do outro.
 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.