Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mukua: contos de início, a lenda do tambor

Com Denise Ayres, contadora de histórias, produtora e artesã, e Afonsinho Menino, mestre percussionista, mestre artesão de tambores e educador

Sorocaba

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas

Retirada de senhas 1 hora antes.

Data e horário

18/01 • Sábado • 16h00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você sabe por que o baobá está de cabeça para baixo, ou como o céu foi parar lá em cima? Ou ainda por que o chimpanzé não tem rabo e como chegou o primeiro tambor? O espetáculo traz alguns contos africanos que nos apresentam como tudo começou.  

Denise Ayres – Atriz, contadora de histórias, produtora e artesã. Formada em Artes Cênicas e Pedagogia, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal e Psicopedagogia. Participou do II e o V Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa – PR nos anos de 2015 e 2019; como atriz, seus últimos trabalhos foram nos espetáculos “É Samba na Veia, É Candeia” com direção de Leonardo Karasek e “Mancala ou as sementes de Akin” de Mariana Mayor; apresenta a visita guiada performática à Biblioteca Mário de Andrade interpretando Carolina Maria de Jesus desde maio de 2023. É também criadora dos projetos e oficinas afro-referenciados da Fulelê Infância. Atualmente é pós-graduanda em Estudos Africano e Afro-brasileiros pela Universidade Federal do ABC. Atua também com Produção Cultural. 

Afonsinho Menino – Músico, mestre percussionista, mestre artesão de tambores e educador, tem 35 anos de contribuição às artes. Iniciou sua formação em 1982. Em sua carreira, tem atuado em grupos musicais e trabalhos solos, além de ministrar cursos, workshops e oficinas presenciais e online, em diversos locais como Sesc SP, Itaú Cultural, MIS, Fábricas de Cultura, bibliotecas, parques, escolas, centros culturais, teatros etc. Atualmente participa de projetos de contação de histórias com a contadora Vanderleia Barboza – Griô da Montanha e Tia Nastácia; do Ateliê Sol-te, com Ligia Kohan; e Mukua – contos de início, com Denise Ayres. Integra os grupos musicais Mayombe (afrolatino), Sendero (latino-americano), Carimbolando e Carimbó é o BICHO! (carimbó paraense), entre outros, além de trabalhos autorais instrumentais. Também ministra aulas regulares e produz instrumentos de percussão (Elo7/Ylu Brazil).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.