atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 12/11. Enquanto houver vagas.
Hildegard Rosenthal (1913-1990) foi uma fotógrafa de origem alemã que atuou em São Paulo entre as décadas de 1930 e 1950, um período de profunda transformação na profissão. Produzindo imagens para uma imprensa ilustrada emergente, o trabalho de Rosenthal registrou a modernização da cidade e as novas formas de viver de sua população. Com um olhar especialmente dedicado às pessoas e suas relações, sua fotografia também se destaca por capturar com maestria as especificidades das experiências femininas. Com foco neste recorte de gênero, este curso pretende explorar as condições de produção existentes para uma mulher na fotografia profissional em meados do século XX, assim como a maneira pela qual o universo da feminilidade emerge na obra de Rosenthal.
A partir da análise de fotografias publicadas em revistas ilustradas, cotejadas com o acervo de Hildegard Rosenthal presente no Instituto Moreira Salles, serão acionadas chaves de leitura conectadas à crítica feminista. Elas nos instigarão a pensar desde a presença do corpo feminino nos espaços públicos, as mulheres em ambientes de trabalho, os espaços exclusivos do gênero feminino, até a elaboração da própria imagem nos autorretratos da fotógrafa. Recorrendo a estes e outros temas que utilizam o gênero como categoria de análise, o curso reflete uma pesquisa dedicada a comentar as experiências de modernidade atravessadas pelas distinções de gênero.
Com Lúcia Lima, mestre em Artes (PGEHA-USP), professora e pesquisadora dedicada à atuação de mulheres na história da fotografia, sob uma perspectiva crítica feminista. Atua como educadora de Artes e Fotografia no Ensino Básico e em cursos livres.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.