Acervo pessoal
Acervo pessoal

Nollywood: a indústria audiovisual que transformou a Nigéria

Minicurso sobre cinema nigeriano - Com Ana Camila Esteves

24 de Maio

12

atividade online

Grátis

Inscrições a partir das 14h de 29/10.

Data e horário

De 05/11 a 19/11

Terça

Das 19h30 às 21h30

Acervo pessoal
Acervo pessoal

Nos últimos trinta anos, Nollywood se consolidou como uma das maiores indústrias audiovisuais do mundo, desafiando paradigmas tradicionais de produção e distribuição cinematográfica. Nascido da interseção entre criatividade, empreendedorismo e a circulação de tecnologias acessíveis, o cinema nigeriano reinventou o modo de fazer e consumir filmes no continente africano e além.

O curso propõe em três encontros virtuais uma imersão crítica nessa cinematografia, abordando seu contexto histórico, suas estratégias de mercado, seus modos de produção e sua crescente presença no cenário global. Por meio de aulas expositivas e exibição de trechos de filmes, os participantes terão a oportunidade de observar os diversos aspectos que caracterizam Nollywood, desde suas narrativas populares e modelos de distribuição até sua relação com plataformas de streaming e festivais internacionais.

As aulas serão realizadas na plataforma Microsoft Teams.

A Mostra de Cinemas Africanos é idealizada pela Ana Camila Comunicação e Cultura com produção da Dan Território de Criação. Integra a programação da Temporada França-Brasil 2025 e tem realização do Sesc São Paulo.

Sobre Ana Camila Esteves
Pesquisadora e diretora da Mostra de Cinemas Africanos.
Ana Camila Esteves é jornalista, produtora cultural, pesquisadora e curadora de filmes. Tem mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura (Pós-Com UFBA, 2012 e 2023) com foco nos cinemas africanos contemporâneos e tese sobre a entrada da Netflix em Nollywood, na Nigéria. Como cofundadora, diretora e curadora da Mostra de Cinemas Africanos, ela lidera o único festival continuado no Brasil dedicado exclusivamente à exibição de filmes africanos contemporâneos. Coeditou o e-book Cinemas Africanos Contemporâneos: abordagens críticas (Sesc, 2020) e seus interesses de pesquisa incluem narrativas do cotidiano, mobilidades/migrações, práticas curatoriais e questões de difusão e recepção de filmes africanos no mundo e no Brasil, com foco em festivais e plataformas de streaming – tópicos sobre os quais tem publicado no Brasil, Portugal e Espanha nos últimos anos. Após concluir um pós-doutorado no King’s College London (UK, 2023-2024) com pesquisa sobre festivais de cinemas africanos, atualmente é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF, 2024-) com pesquisa sobre a direção de fotografia do cinema nigeriano contemporâneo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.