Foto: Filipe Rios, via IA
Foto: Filipe Rios, via IA

Novos tempos, novas educações, novas escolas

Reflexões sobre as possibilidades e limites de uma educação que permita uma intervenção crítica na realidade

Centro de Pesquisa e Formação

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atividade online

R$ 18,00 Credencial Plena
R$ 30,00 Meia entrada
R$ 60,00 Inteira

Local:  Plataforma Zoom

Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 11/4. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 15/04 a 27/05

Terça

19h às 21h

Foto: Filipe Rios, via IA
Foto: Filipe Rios, via IA

Como construir um mundo digno, que mereça durar? Há o risco de se desenvolver um processo educativo baseado no ódio, na violência, na discriminação.
Os novos tempos nós já os experimentamos, estamos dentro deles. Que novas educações estão emergindo para habitar que novas escolas? Quem serão esses novos professores?
Bernard Charlot, educador francês radicado no Brasil, faz uma pergunta diante de um cenário perigoso dominado pela tecnologia e por conceitos teóricos duvidosos:
Educação ou barbárie?
Talvez devamos ampliá-la
Educação como prática da liberdade ou educação como gesto de barbárie?
Essa é, efetivamente, a escolha que desafia a sociedade contemporânea.

Programa
15/04 – “NINGUÉM ESCAPA DA EDUCAÇÃO”
– Educação como processo de construção da humanidade, criação e partilha de conhecimentos, práticas e valores. O movimento dialético de manutenção e transformação da cultura.
– Educação formal, não formal, informal.
– Educação em tempos digitais – tecnologias da comunicação, formação e deformação à distância.
Palestrante: Terezinha Azerêdo Rios e Deivison Faustino
Mediadora: Branca Jurema Ponce

22/04 – A ESCOLA: “BARCO DE ACESSO A OUTROS MUNDOS”
– A instituição escolar, sua criação e transformação nas diversas sociedades.
– Educação integral – tempos e espaços de formação.
– A escola no contexto contemporâneo – a comunicação digital, os recursos da Inteligência Artificial
Palestrante: Jaqueline Moll
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

29/04 – O DIREITO Á EDUCAÇÃO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA PÚBLICA
COMO CONQUISTA SOCIOPOLÍTICA
– A educação como dever do Estado e a formação da cidadania.
– Direito humano ou investimento econômico?
– Homeschooling, militarização, privatização – múltiplas faces das escolas
Palestrante: Maria Isabel de Almeida
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

06/05 – A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
TEORIAS E POLÍTICAS
– Professores para quê? A docência como ofício.
– A formação inicial e continuada de docentes – empenho ou negligência de governos e empresários da educação.
– A importância da pesquisa no processo de formação.
– A formação de gestores e profissionais da infraestrutura educacional.
Palestrante: Umberto de Andrade Pinto e Rosenilton Oliveira
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

13/05 – “O MUNDO É UMA ESCOLA”? AS ESCOLAS DEVEM SER MUNDOS!
– O currículo como percurso de formação, para além das grades e disciplinas.
– As múltiplas manifestações culturais e a necessidade de sua presença nas escolas.
– O desafio da presença da diversidade, a busca de superação das desigualdades, o combate ao preconceito e à discriminação.
– A indispensável articulação entre instituições formativas – comunidade, escolas, ongs, empresas.
Palestrante: Branca Jurema Ponce e Ellen Lima de Souza
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

20/05 – EU AVALIO, TU AVALIAS, ELE E ELA AVALIAM, NÓS CRESCEMOS
DA “TIRANIA DO MÉRITO” Á AVALIAÇÃO EMANCIPADORA
– Dilemas e contradições nos processos de avaliação do desempenho na escola.
– Qualidade na educação: o que é uma boa escola?
– A “tirania do mérito” e a necessidade do recurso aos princípios éticos.
Palestrante: Cipriano Carlos Luckesi
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

27/05 – EXPERIÊNCIA BOA É PARA SER PARTILHADA
DESCOBERTAS E INVENÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
– Experiências exitosas – referências e não modelos.
– A extensão da criatividade e do trabalho interdisciplinar e solidário.
– A contribuição dos povos originários, dos afrodescendentes e das comunidades descendentes de imigrantes na produção cultural brasileira.
Palestrantes: Leila Rocha Sarmento Coelho (Escola dos Sonhos) e Maria Agraciada (Instituto Etno)
Mediadora: Terezinha Azerêdo Rios

Palestrantes:

Jaqueline Moll, pedagoga. Dra. em Educação. Professora titular da Faculdade de Educação da UFRGS.
Professora dos PPG Educação em Ciências da UFRGS e PPG Educação da Universidade Regional
Integrada (RS). Diretora de Educação Integral do MEC (2007-2013).

Cipriano Carlos Luckesi, formado em Teologia – PUC/SP, licenciado em Filosofia, Universidade
Católica de Salvador, Mestre em Ciências Sociais – UFBA, Doutor em Educação – PUC/SP. Professor
aposentado da Universidade Federal da Bahia.

Leila Rocha Sarmento Coelho – Doutora em Educação pela UFPB. Fundadora da Escola dos Sonhos, em Bananeiras – PB.

Maria Agraciada, mulher indígena Tupinambá, mãe, avó e costureira de mundos. Idealizadora do
Instituto Etno, educadora, arquiteta e pesquisadora de educação indígena e arquitetura com terra.

Maria Isabel de Almeida, professora associada sênior da Faculdade de Educação da USP. É membro
da Diretoria da ANDIPE – Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino.

Deivison Faustino, professor do Departamento de Saúde e Sociedade da Faculdade de Saúde
Pública da USP; integrante do Instituto Amma Psique e Negritude.

Branca Jurema Ponce, professora titular da PUCSP. Vários cargos de gestão acadêmica, incluindo o
de Vice-Reitora (2000-2004). Líder do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular
(GEPEJUC).

Umberto de Andrade Pinto, professor associado da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
junto ao Departamento de Educação, onde é responsável pela área de Didática.

Rosenilton Oliveira, professor Livre docente no Departamento de Administração Escolar e Economia
da Educação (EDA) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de
Educação (FE) da Universidade de São Paulo (USP).

Ellen de Lima Souza, Pró-reitora Adjunta da PRAEPA, professora da UNIFESP, Ekede de Oxum e
Apetebi no Ilê Obá Ogunté, Sítio de Pai Adão.

Terezinha Azerêdo Rios – Doutora em Educação pela USP. Pesquisadora do GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores – FE/USP.

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