Foto: Nadira Yanez
Foto: Nadira Yanez

O Barro como Arquivo

Com Nadira Yanez e Ginna Jorge

Consolação

Duração: 120 minutos

A16

atividade presencial

R$ 6,00 Credencial Plena
R$ 10,00 Meia entrada
R$ 20,00 Inteira

Local: Sala Curumim - 6º andar

Inscrições a partir de 4/2 (Credencial Plena) e 5/2 (público em geral) às 14h, até 18/2.

Data e horário

De 11/02 a 18/03

Terça

Das 19h às 21h. Exceto dia 04/03

Foto: Nadira Yanez
Foto: Nadira Yanez

A partir da exploração e do desenvolvimento de um arquivo pessoal, as artistas aprofundam a discussão sobre práticas em que o conceito de arquivo é utilizado como inspiração para a criação de peças cerâmicas no contexto da arte contemporânea. O curso também oferece novos olhares sobre a história, tratando o arquivo como um processo vivo que abrange gestos, documentos históricos e elementos ficcionais.

O curso “O Barro Como Arquivo”, conduzido por Nadira Yanez e Ginna Jorge, propõe uma imersão no conceito de arquivo aplicado à arte contemporânea, inspirando-se na obra “Amassadinhos”, de Celeida Tostes, apresentada pela Galeria Superfície. Ao longo de quatro encontros, os participantes são guiados na construção e utilização de um arquivo pessoal como ferramenta criativa para a produção de peças cerâmicas.

__
Nadira Yanez –
Artista visual com foco em escultura, cria objetos que combinam cerâmica e outros materiais. Entre 2022 e 2023, integrou o grupo de estudos “Estudos Ecológicos”, ministrado pelo grupo FOZ, e idealizou o laboratório criativo em parceria com Yuri Omi e Ginna Jorge. Em 2023, ministrou cursos de cerâmica experimental no Espaço de Arte e Cultura Bananal e no Condô Cultural. Participou de mostras como “Futuro do Presente, Presente do Futuro” (Jornalistas Livres – online), “Técnicas para Encarar Abismos” (Cratera, São Paulo) e “Toró” (Condô Cultural, São Paulo).

Ginna Jorge – Artista multimídia e exploradora de mundos invisíveis, sua prática artística busca restabelecer os vínculos multiespécies rompidos. Trabalha borrando as fronteiras entre disciplinas, utilizando a chamada “artesania tecnológica” — práticas manuais, domésticas ou orgânicas em simbiose com dispositivos tecnológicos, científicos ou artificiais. Participou de diversos eventos artísticos nacionais e internacionais, como a 3ª NYLAAT – Trienal de Arte Latino-Americana de Nova York (EUA), a 3ª edição da Clavo Feria en Movimiento (CDMX, México) e a mostra “Me Avise Antes que Acabe” (Galeria Vermelho, São Paulo).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.