Datas e horários
De 11/11 a 20/11
Baseado no conceito criado pela escritora, filósofa e crítica de arte Susan Sontag no artigo Notas Sobre o Camp (1964), o curso propõe uma análise da teoria camp e suas manifestações artísticas, com enfoque na influência dessa estética no cinema bem como sua relação com o olhar e a sensibilidade queer.
As quatro aulas apresentam um panorama da estética camp, desde suas origens teóricas até suas manifestações contemporâneas. O curso parte do ensaio de Susan Sontag, destacando seus ícones pop e referências culturais, passando pelo cinema camp das décadas de 1960 e 1970, inclusive brasileiro, pelo hagsploitation (sub-gênero do terror que traz vilãs idosas), o melodrama e o experimentalismo queer de cineastas como Andy Warhol.
Em seguida, destaca os diretores subversivos, analisando como John Waters, Pedro Almodóvar e Rainer Werner Fassbinder expandiram o camp de forma política e transgressora. Por fim, o curso discute o camp contemporâneo, suas reverberações em séries, filmes, moda e ícones atuais, do documentário Paris Is Burning (1990) a nomes como Grace Jones, Edy Star e Maria Alcina.
O curso tem carga horária de dez horas, dividida em quatro aulas, nos dias 11, 13, 18 e 20 de novembro, das 19h às 21h30. Ao final do curso, os alunos recebem uma declaração de participação. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir de 6 de novembro.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.