Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Rua Central e Deck
Gratuito
Datas e horários
De 25/05 a 08/06
‘O Cavalo é Levante: Monumento a Oxalá e aos Trabalhadores’ é uma instalação-performance de Yhuri Cruz que vence o IV Prêmio Reynaldo Roels de arte pública para o Rio de Janeiro, em 2019. Yhuri Cruz se interessa em pensar a construção coletiva de um monumento dedicado às presenças trabalhadoras-criadoras que cruzam as cidades em suas diásporas diárias. A instalação ‘O Cavalo é Levante’ se conclui em 3 etapas: uma diáspora urbana simbólica (percurso que, desta vez, será da Praça da República até o SESC Pompeia); a gravação e hasteamento ao vivo das bandeiras que as participantes carregam no percurso; e, por último, a distribuição de canjica com coco para todas as pessoas presentes ao fim da construção do monumento, enchendo a barriga de axé.
A instalação-performance será recriada para ocupar o Deck e a Rua Central do Sesc Pompeia e terá como mote revisitar o conceito defendido por Lina Bo Bardi acerca da Fábrica como “documento” em oposição à ideia de monumento arquitetônico, com o intuito de manter viva a sua memória fabril. A ação compõe a programação do projeto “Linha de Performance”.
Performance dia 25/5, às 16h. Visitação da instalação de arte pública: de 25/5 a 08/6, terça à sexta, das 10h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h30.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.