Foto: Paula Almozara
Foto: Paula Almozara

O conceito de desenho e o desenho como conceito

Explorando a relação histórica entre teoria e prática do desenho

Centro de Pesquisa e Formação

16

atividade presencial

R$ 18,00 Credencial Plena
R$ 30,00 Meia entrada
R$ 60,00 Inteira

Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

Inscrições a partir das 14h do dia 25/2, até o dia 20/3. Enquanto houver vagas.

Data e horário

De 20/03 a 10/04

Quinta

14h às 18h

Foto: Paula Almozara
Foto: Paula Almozara

O curso “O conceito de desenho e o desenho como conceito” apresenta os principais conceitos de desenho, mostrando a partir de textos históricos e de uma prática contemporânea como a noção de desenho baseado na ideia de delineamento e desenho como pensamento se estabeleceu na arte ocidental.

A aula 1 introduz o curso, explorando as definições históricas e partindo do primeiro conceito de desenho estabelecido no ocidente por Leon Baptista Alberti (1436) e sua relevância e influência no campo das artes. Apresenta uma proposta prática baseada na ideia de delineamento de orla como proposto por Alberti.

Na aula 2, será discutida a ideia de desenho do maneirista Frederico Zucari, abordando a noção de desenho interno e desenho externo, e como essa ideia pode ser pensada na construção de uma aura teológica em torno da figura do artista. Aborda uma prática sobre o desenho como construção mental a ser exteriorizada pelo artista.

A aula 3 trata do desenho como projeto e como pensamento a partir do texto “Images de pensée” de Marie-Haude Caraës e Nicole Marchand-Zanartu. Os desenhos que traduzem o essencial, o nascimento de uma ideia, os elementos que contém um universo sensível. Como o desenho se configura em imagens de pensamento e sua potência como construção intelectual nascente. A parte prática apresenta a ideia de caderno de esboços e a importância do que chamamos de “rabiscos” para a elaboração poética.

A aula 4 explora a literalidade do uso do conceito de desenho como linha a partir de trabalhos de artistas contemporâneos que investem em materialidades diversas para o desenho. Como elemento prático pretende-se explorar a construção de desenhos no espaço utilizando materiais diversos, como cordas, linhas, móveis etc.

Necessidades: Cada participante deve trazer seu próprio material de desenho como caderno, papeis e lápis variados para atividades práticas.

Com Paula Almozara, artista visual e pesquisadora. Doutora pela Unicamp. Entre 2022-2023 recebeu bolsa Fapesp de Pesquisa no Exterior para o Pós-Doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no i2ADS. Possui diversas publicações de álbuns e livros de artista e exposições de artes visuais com ênfase em procedimentos gráficos, fotografia, pintura, desenho, vídeo e instalação, atuando na área de Poéticas Visuais Contemporâneas. Recebeu o Prêmio Brasil Fotografia 2014 – Bolsa Desenvolvimento de Projeto com o trabalho “à margem”.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.