Esgotado
atividade presencial
Local: Centro de Pesquisa Teatral - 7º andar
Inscrições online a partir de 2/4 a 12/4, enquanto houver vagas disponíveis
Esgotado
O curso propõe a ampliação da presença em cena e a investigação das potências da voz por meio do treinamento corporal-vocal para o trabalho do ator na tragédia.
A investigação tem como alicerces a relação entre movimento-respiração; ativação dos eixos corporais; o reconhecimento do corpo como ressonador e a interpretação rítmica do texto. Na tragédia, toda ação se refere a questões mais amplas que o indivíduo. O dilema que o ator enfrenta neste tipo de obra, ou seja, realizar ações que vão além do indivíduo, mas que, ainda assim, estão enraizadas nele, são pontos sensíveis abordados pelo ator e diretor.
Leonardo Antunes aborda a noção do Coro como o grande protagonista da tragédia, utilizando trechos de peças trágicas como base do trabalho, tanto pelo seu sentido, como por sua sonoridade.
__
Leonardo Antunes é diretor e ator da Cia Teatral ENERGÓS, com a qual pesquisa o trágico e o mítico na cena. Movido pela pesquisa da tragédia grega, Leonardo fez treinamento com o diretor grego Theodoros Terzopoulos em Atenas, Grécia; traduziu fragmentos de tragédias perdidas de Eurípedes e dirigiu o espetáculo LABIRINTHOS sobre o mito do Minotauro. Atualmente coordena, junto de Jean Pierre Kaletrianos, o Núcleo de Teatro da Areté, Centro de Estudos Helênicos.
Leonardo é formado em Artes Cênicas pela ECA-USP; atuou por 8 anos na Cia Balagan, dirigida por Maria Thais; trabalhou com Francisco Medeiros; e estudou com diretores como Antunes Filho, Jurij Alschitz e Anatoli Vassiliev.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.