Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O uso das plantas medicinais na história

Com a antropóloga Ane Rocha

Festival Florestar

Guarulhos

Duração: 180 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Centro de Educação Ambiental

Inscrições gratuitas a partir de 30/5, terça, às 14h, pelo site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/

Data e horário

De 17/06 a 18/06

Sábado e Domingo

10h às 13h

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O uso de plantas medicinais remonta à pré-história e é uma prática que tem sido amplamente utilizada em todo o mundo ao longo da história da humanidade. As pessoas sempre foram dependentes de plantas e ervas para fins medicinais, e muitas culturas têm sua própria tradição de medicina herbal.

Os registros mais antigos que se tem notícia sobre o uso de plantas medicinais datam de mais de 5000 anos, na Mesopotâmia e na China. Na Índia, a medicina ayurvédica é praticada há mais de 3000 anos e é amplamente baseada em plantas medicinais.

O objetivo desta proposta é apresentar, em 2 encontros, a história do uso das plantas medicinais e como ao longo do tempo o saber fitoterápico passa para um segundo plano. Além disso, serão apresentadas algumas plantas medicinais que podemos encontrar facilmente e propostos experimentos práticos com ervas para o bem-estar humano.

 

Ane Rocha
Graduada em Ciências Sociais, mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e educadora por convicção. Acredita que o encontro é a melhor forma de transformar o mundo.
Desde 2015 se dedica ao estudo do herbalismo, da aromaterapia e dos cosméticos naturais. Possue formações tanto em instituições formais (como o CEPAPI – Centro de Estudos em Aromaterapia e Práticas Ingrativas – e IBRA – Instituto Brasileiro de Aromatologia) quanto com mestres e mestras raizeros/as de várias partes do Brasil. Membra filiada da ABRAROMA (Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia).

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.