atividade presencial
Grátis
Local: Auditório
Ingressos 1h antes no local
Data e horário
De 30/04 a 30/04
19h30
Um dos experimentos editoriais mais importantes da literatura brasileira trata do tema da viagem, e o faz pelo viés da metalinguagem. O deslocamento, a aventura, o desbravar e o embrenhar-se são estruturados na confecção própria do texto. A viagem se inicia na mudança das páginas. Ao deixarmos uma delas para trás, muda-se o assunto e, consequentemente, o contexto.
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, apregoa a tradição lusófona. Cada página de “Galáxias” constitui um suporte para a travessia – o poeta, no meio – do código poético. Preposto de Mario de Andrade e cofundador de uma companhia de teatro que tomou Oswald de Andrade como seu vate inspirador, Pascoal da Conceição irá traduzir o não-discurso do não-livro escrito por Haroldo de Campos para seu corpo, fazendo confluir em sua voz um livro moderno, modernista e modernizador.
Paschoal da Conceição
Foi aluno da Escola de Arte Dramática /EAD-USP. Sua carreira artística está principalmente no teatro onde trabalhou com grandes artistas como José Celso Martinez Correa, Bibi Ferreira, Maria Alice Vergueiro, Felipe Hirsch, Gabriel Vilela, entre muitos. Na televisão como Doutor Abobrinha do Castelo Ra Tim Bum, Mario de Andrade e Telecurso 2000, como Professor Expedito.
Em 2024 ganhou projeção nacional e internacional como campeão do carnaval pela Escola de Samba Mocidade Alegre, representando Mario de Andrade na comissão de frente.
Welington Andrade
Doutor em Literatura Brasileira pela USP, é editor da revista Cult e crítico de teatro da mesma publicação desde 2013. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e professor titular de Língua Portuguesa da Faculdade Cásper Líbero, onde ingressou em 1997. É autor de um dos capítulos da História do teatro brasileiro: do modernismo às tendências contemporâneas (Editora Perspectiva/Edições Sesc-SP, 2013) e do prefácio de Viagem magnética, de Décio Pignatari (Ateliê Editorial, 2014). Organizou o livro Imagens da era Vargas: artigos, fábulas e memórias (Sesc-SP, 2004) e coordenou a coleção Clássicos Adaptados, da Editora Larousse do Brasil (2005-2006).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.