Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

Oceano Alterado

Curadoria de João Kulcsàr

Santo André

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Galeria

Datas e horários

De 04/01 a 06/03

Terça a Sexta

das 10h às 21h30.

Sábado e Domingo

das 10h às 18h30.

Foto: Guilherme Luiz de Carvalho
Foto: Guilherme Luiz de Carvalho

O projeto da exposição “Oceano Alterado” foi idealizado pelo curador nas vertentes do campo artístico, cultural, estético, educacional, da acessibilidade e da sustentabilidade por meio de narrativas visuais que discutem algumas das relações que temos com o oceano. O foco desta relação é proposto através do olhar feminino e autoral de duas fotógrafas (Ana Carolina Fernandes e Mandy Barker) e de duas coletivas femininas (Mamana Coletiva e The Journal Collective).

Este olhar foi pensado sob a perspectiva do posicionamento da câmera e das autoras em relação ao tema, criando uma sensação de mergulho e imersão nas águas do oceano. Pela sequência serão apresentados os seguintes ensaios: o primeiro é de Ana Carolina Fernandes numa perspectiva aérea da baia da Guanabara. Na sequência as coletivas Mamana e The Journal, narram as relações pessoais de quem habita próximo ao mar. O último ensaio tem imagens do fundo do oceano de Mandy Barker.

A característica da mostra composta só por fotógrafas mulheres dá margem educativa a questões como: o aumento da participação feminina nas exposições fotográficas na última década; sua presença majoritária nos cursos formativos; a ampliação de sua participação no mercado fotográfico (ainda, infelizmente, muito desproporcional) e o resgate histórico do envolvimento feminino desde os primórdios da descoberta da fotografia. A diversidade também está presente na escolha das artistas, originárias de regiões, gerações e de campos da fotografia distintos. Outra importância é a participação de duas coletivas fotográficas, Mamana e The Jornal, representando o aumento desta forma de manifestação artística que cresce exponencialmente nos últimos anos.

Visitas mediadas com o educativo Instituto Trilhas. 

– 15 e 16/01/2022 | 15h
– 12 e 13/02/2022 | 15h

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.