Oficina Arpilleras - Foto: Divulgação
Oficina Arpilleras - Foto: Divulgação

Oficina de Arpilleras 

Com Rossana Vilugrón Pulcinelli

TSI - Trabalho Social com Idosos

São Caetano

Duração: 90 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologia e Artes

Inscrições gratuitas em sescsp.org.br/inscricoes

Data e horário

De 24/10 a 12/12

Segunda

De 24/10 a 12/12, segundas, das 14h30 às 16h30

Oficina Arpilleras - Foto: Divulgação
Oficina Arpilleras - Foto: Divulgação

Arpillera é uma técnica têxtil chilena que possui raízes numa antiga tradição popular iniciada por um grupo de bordadeiras de Isla Negra localizada no litoral do país. O pano utilizado é rústico, proveniente de sacos de batatas (arpillera) ou sacos de farinha, é bordado a mão, utilizando agulhas, fios, lãs e retalhos de tecidos. Desde 1974, como resposta ao regime ditatorial no Chile, muitas mulheres chilenas fizeram das arpilleras uma linguagem de denúncia e resistência. Através delas, mostravam o que realmente estava acontecendo nas suas vidas e no país, constituindo vivas expressões da tenacidade e da força com que as mulheres levavam adiante a luta pela verdade e pela justiça. Por outro lado, as colocavam no marco da solidariedade internacional, fazendo delas um meio de sobrevivência e combate contra a pobreza.

As arpilleras hoje têm transcendido o marco da solidariedade e formam parte indiscutível do legado histórico do Chile. Também tem inspirado outras mulheres de outros países e comunidades a ressignificar suas histórias, memórias e identidades ao longo do tempo.

De 31/10 a 12/12, segundas, das 14h30 às 16h30
Atividade voltada ao público idoso

Inscrições gratuitas em sescsp.org.br/inscricoes

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.