Data e horário
De 10/04 a 24/04
15h às 17h - FOYER (Torre B, Superior)
A atividade voltada para pessoas de 60 anos ou mais tem por objetivo apresentar o universo do humor gráfico, mais especificamente da caricatura, oferecendo um canal lúdico para expressão dos participantes.
Caricatura é a representação que lança mão do exagero para caracterizar um objeto cujo resultado pode transitar entre o satírico, grotesco, a síntese e o inusitado; mais do que uma simples “libertinagem da imaginação a serviço, tão somente, de um fato divertido”, essa categoria do humor gráfico convida o ser humano à reflexão.Em última análise, a caricatura, como toda arte, serve de espelho para mirar do espírito humano; rimos da imagem, porque precisamos rir de nós mesmos.
Por meio da caricatura (e seus desenvolvimentos nas artes gráficas), pode-se conhecer a história de uma nação, os processos políticos e as peculiaridades de um povo; essa manifestação artística, de fato, tem o poder de atingir o espectador, independentemente de sua classe social ou nível de instrução, pela comunicação rápida, quase sempre dispensando a palavra escrita. A caricatura fomenta a reflexão e a discussão, uma vez que o tipo gráfico, hiperbólico, nutre as mentalidades que fazem parte da opinião pública.
Conteúdo da oficina:
Introdução: a história da caricatura
Ideia: a gênese da imagem
A técnica do desenho caricatural
A expressão, o exagero e a sátira
A dinâmica inicia com a leitura de pequenos trechos da literatura satírica nacional e os participantes são convidados a representarem graficamente o conteúdo literário a partir de traços básicos em folha A3. Por fim, em papel de grandes dimensões, uma imensa obra satírica coletiva é realizada como encerramento da vivência, promovendo a transição do fazer artístico individual para o colaborativo.
Inscrições no local da atividade.
Toni D’Agostinho é sociólogo graduado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Mestre em Ciências Sociais pela PUCSP. Como artista, é colaborador das principais editoras do país. É autor e ilustrou diversas capas de livros. Concebeu diversas exposições e participou de mostras. É professor convidado da pós-Graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É cofundador do grupo de estudos Observatório de Humor e Política.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.