Divulgação
Divulgação

Oficina de Contação de histórias

Danila Bassi, mediadora

Rio Preto

Duração: 120 minutos

18

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Múltiplo Uso

Inscrições no local

Data e horário

De 10/12 a 10/12

Sábado

Dia 10/12, sábado, das 10h às 12h

Divulgação
Divulgação

O curso tem o objetivo de estimular educadores e mediadores de leitura a encantar pequenos (e grandes) leitores, criando, assim, empatia e proximidade entre a criança e o livro.

Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras, expande o seu vocabulário e se comunica de maneira mais articulada.  Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire repertório cultural, conhecimento e valores.

A contação de histórias estimula emoções e desperta o desejo pela leitura.  O curso tem o intuito de aprofundar o ensino de práticas variadas de narração oral, trabalhando aspectos específicos da performance. O objetivo principal é iniciar os participantes na arte de contar histórias com o uso de bonecos e objetos, dando lhes a oportunidade de experimentar outra linguagem criativa em sala de aula. Ao lidar com fontes criativas e simples de ensinamentos, o educador passa a descobrir novas técnicas de comunicação.

Uma atividade interessante para pedagogos, psicopedagogos, professores, cuidadores e bibliotecários.

Mini Bio – Danila é graduada em Pedagogia e em Psicopedagogia Clínica pela E.P.S.I.B.A – Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva e em Intervenção Familiar e ABA –  Análise do Comportamento Aplicada em autismo. Há 25 anos atua na educação infantil, no ensino fundamental e  superior.

Danila conta histórias há mais de 20 anos, e em sua trajetória se apresentou para diferentes públicos e lugares, como escolas municipais, asilos, Hospital Bezerra de Menezes, HCM, Maquininha do Futuro, Apae, Escola do Autista, praça do Vivendas, todos como voluntária. Ganhadora do prêmio Nelson Seixas do ano de 2021 e 2022 com o tema “As histórias infantis como um recurso terapêutico”

Conteúdos que serão tratados:

A importância de ouvir histórias
Contar e ler?
Como me preparar?
A contação de histórias e a faixa etária
Contação de histórias e a inclusão
Onde e quando contar?
A expressão corporal e facial do Contador de Histórias
Como desenvolver a expressão Corporal e Facial
Dicas de livros e histórias
Exercícios de dicção
Como usar um livro corretamente
A Contação de Histórias na Educação Infantil
O uso de fantoches
Recursos auxiliares

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.