Foto-Divulgação
Foto-Divulgação

Esgotado

Oficina de Roteiro para Cinema

com Jeferson De

Carmo

Duração: 120 minutos

16

atividade online

Grátis

Local: Zoom

Inscrições de 01 a 07/08 em sescsp.org.br/inscricoes

Data e horário

De 08/08 a 19/08

Segunda e Sexta

Segundas e sextas, das 18h às 20h.

Esgotado

Foto-Divulgação
Foto-Divulgação

Reconhecendo que o audiovisual é, por sua estrutura e linguagem, um instrumento potencial para criar discursos imagéticos, textuais, estéticos, poéticos e narrativos, propomos oficinas de roteiro com o premiado cineasta Jeferson De.
A linguagem do audiovisual, ajuda a desenvolver a imaginação, estimular a criatividade permitindo explorar múltiplas estruturas, como o tempo, som e a imagem. Estas estruturas são importantes de serem consideradas no momento de criar argumentos e roteiros para o cinema.
Desvendar estes processos além do entendimento da escritura de roteiro, traz a
possibilidade de refletir sobre a construção das obras audiovisuais e perceber seus discursos, capacitando assim o olhar criativo do roteirista ou do espectador.

Conteúdo:
– Apresentação/Introdução: Roteiro para cinema.
– Análise de uma sequência de cinema através dos elementos do roteiro.
– Elementos para a narrativa cinematográfica: Construção de personagem; Curva dramática.
– Possíveis estruturas de roteiro; Construção de Escaleta.
– Argumento para construção de roteiro.
– Elaboração/Criação de uma sequência.
– Análise dos resultados elaborados na oficina; Sugestão de bibliografia.

Jeferson De estudou cinema na USP. Em 2000, publicou o manifesto “Dogma Feijoada”. Dirigiu os curtas “DISTRAÍDA PARA A MORTE” (2001), “CAROLINA” (2003), “NARCISO RAP” (2005) e “JONAS SÓ MAIS UM” (2007). Seu 1º longa-metragem “BRÓDER” (2010) estreou no Festival de Berlim. Em 2013, dirigiu a série “PEDRO E BIANCA”, ganhadora do Emmy Kids Awards. Em 2015, estreou o seu segundo longa “O AMULETO”. Em 2016, dirigiu a comédia “CORRENDO ATRÁS”, baseado no livro de Hélio de La Peña. Na TV, dirigiu a série infantil “ESCOLA DE GÊNIOS”. Em 2019, foi um dos diretores da novela “BOM SUCESSO”. Em 2020, lançou “M8-QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA” Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio; APCA de Melhor Filme de Ficção; Melhor roteiro adaptado pela ABRA; Melhor direção no grande prêmio do cinema brasileiro. Em 2021 lançou o filme “DOUTOR GAMA”, sobre o abolicionista Luiz Gama. Atualmente dirige a novela “ALÉM DA ILUSÃO” (TV Globo), finaliza a série documental no canal GNT e prepara o seu novo filme “NARCISO RAP”.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.