Foto: GUMA
Foto: GUMA

Oficina de Teatro Capulanas

Ficha Técnica

Belenzinho

Duração: 150 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Espetáculos I

Inscrições online a partir de 10/01/23 às 14h

Data e horário

De 27/01 a 17/02

Sexta

Das 14h às 16h30

Foto: GUMA
Foto: GUMA

Esta oficina tem como objetivo e foco proporcionar às mulheres negras, periférica, indígenas, cis e trans um encontro de troca de saberes. A fim de desenvolver um processo de criação cênica-teatral com base nas investigações corporais e criações imagéticas, que partem da relação com seus corpos, com o meio em que vivem e com as diversas identidades, despertando para um processo criativo onde o corpo/memória se torna a matéria artística.

Para isso nos valemos da dança, teatro, música, poesia, além de práticas corporais de respiração e alongamentos que possibilitem a ampliação do corpo e consciência. Essa reflexão se propõe a perceber os modos operantes do racismo nas práticas cotidianas provocador de adoecimento físico, psíquico e cultural. A partir dessas constatações será proposto uma vivência artística/criativa com práticas de “Teatro de Identidades” como instrumento de percepção de si e do outro investigando assim experiências singulares e coletivas de prazeres subjetivos.

 

Capulanas Cia. de Arte Negra, atua há 15 anos na periferia da cidade de São Paulo, construindo e reconstruindo imaginários positivos e possíveis às mulheres negras a partir do teatro negro feminino periférico. Seguem interessadas em dialogar com a sociedade os anseios e percepções de mulheres negras.

Nesses 15 anos a Cia. foi contemplada por diversos editais, como Programa VAI, Proac, Edital de Intercâmbio Cultural MINC, Ponto de Cultura, Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e Fomento à Cultura da Periferia, publicou 3 livros, 2 documentários, 1 minidocumentário e 2 vídeos arte. Já se apresentou em Salvador, Rio de Janeiro e realizaram intercâmbio em Moçambique.

Atualmente desenvolve o projeto “GÉLÉDÉ, para além das Sociedades Secretas”, contemplado pela 38ª edição do Edital de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O grupo atua em sua sede, a Goma Capulanas, no Jardim São Luís, bairro localizado da periferia da Zona Sul de São Paulo há 10 anos, realizando apresentações, formações e diversas outras atividades.

 

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.