Foto: Tiago Pereira
Foto: Tiago Pereira

Órfãs De Dinheiro

Com Inês Peixoto

Pinheiros

Duração: 50 minutos

12

atividade presencial

Local: Auditório (3º andar)

Venda presencial a partir de 10/08, às 17h, nas bilheterias das unidades do Sesc SP

Foto: Tiago Pereira
Foto: Tiago Pereira

Órfãs De Dinheiro é um monólogo escrito e encenado por Inês Peixoto, com direção de Eduardo Moreira.

O espetáculo conta a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade, decorrentes da impossibilidade do autossustento. Uma mulher vendida para exploração sexual ainda criança; uma refugiada que luta pela própria sobrevivência e de seu bebê; e uma empregada sonhadora – um pequeno recorte das tantas realidades de vulnerabilidade vividas por mulheres do Brasil e do mundo.

No espaço cênico, apenas uma canoa – presente nas três narrativas – confere à encenação a simbologia de uma travessia que deve ser realizada. Os relatos convidam o público a refletir sobre a necessidade de emancipação econômica da mulher e da importância do direito à escolaridade como requisitos básicos na luta contra a desigualdade de gênero.

A partir da leitura do livro “Modernismo localista das Américas”, de Paulo Moreira, a dramaturga encontrou o viés da narrativa do espetáculo. O livro analisa 15 contos de William Faulkner, Guimarães Rosa e Juan Rulfo, que abordam acontecimentos em áreas rurais e grandes centros urbanos. Em uma das estruturas de análise, três contos são reunidos no capítulo “Órfãs de dinheiro”, título que serviu de inspiração para a criação das histórias originais do espetáculo.

 

FICHA TÉCNICA
Concepção, texto, figurino, atuação: Inês Peixoto
Direção: Eduardo Moreira
Desenho de luz: Rodrigo Marçal
Projeto e construção da canoa: Taísa Campos
Trilha original, fotos, vídeos e programação visual: Tiago Pereira
Design Sonoro: Vinícius Alves
Preparação Vocal e Assessoria de Direção de Texto: Babaya
Professor de Música: Marcelo Dias
Assessoria de Imprensa: Márcia Marques
Produção: Beatriz Radicchi

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.