Divulgação
Divulgação

Orquestra Sinfônica Heliópolis & Fabiana Cozza

Bom Retiro

10

atividade presencial

Local: Teatro

Divulgação
Divulgação

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), primeira orquestra sinfônica que surgiu em uma favela no mundo, é o grupo instrumental mais avançado do Instituto Baccarelli e conta com regência titular de um dos mais
importantes maestros da atualidade, Isaac Karabtchevsky, diretor artístico da instituição. O grupo, reconhecido internacionalmente por sua excelência, possibilita aos alunos a prática orquestral e o conhecimento de repertório complexo, além da vivência do dia-a-dia de um grupo sinfônico, com rotina de estudos, ensaios e concertos.

Tem uma temporada anual fixa, realizada em salas de concertos e teatros importantes da cidade de São Paulo e no contexto do país, como: Theatro Municipal de São Paulo, MASP Auditório, Sala São Paulo, Auditório Ibirapuera e Teatro B32. No currículo da OSH estão outros importantes palcos do Brasil e do mundo, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Gasteig (Munique – Alemanha) e Muziekgebouw (Amsterdã – Holanda); participações em eventos como Festival Beethoven (Bonn – Alemanha) e Rock in Rio (Brasil); e inúmeros concertos ao ar livre, em espaços como Parque do Ibirapuera (SP) e Praia de Copacabana (RJ). Além do maestro Zubin Mehta, a orquestra já se apresentou sob a regência de maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Marin Alsop, e com solistas clássicos como Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann, Antonio Meneses, André Mehmari e Leonard Elschenbroich. Também reúne uma longa lista de concertos com artistas populares consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.

Edilson Ventureli
Maestro e diretor executivo
Edilson Ventureli iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade no curso de piano. Estudou regência coral com Silvio Baccarelli. Recebeu ensinamentos teóricos de Sergio de Vasconcellos Corrêa, violino com Dorisa Teixeira de Castro, e aperfeiçoou sua técnica pianística com a concertista Iara Ferraz. No campo da regência orquestral, foi aluno dos maestros Ira Levin, Roberto Tibiriçá e Isaac Karabtchevsky. Junto à Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli, se apresentou nas principais salas de concertos do Brasil, tendo excursionado pela Espanha por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de Villa-Lobos. Em 1998, assume a diretoria executiva do Instituto Baccarelli. É formado em direito e cursou pós-graduação em Administração para o Terceiro Setor na FGV. Desde 2005 é o maestro adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Entre 2015 e 2021, ocupou o cargo de maestro titular da Orquestra Juvenil Heliópolis.

Ficha Técnica:
Edilson Ventureli, Maestro

Violinos
Camila Mirelli
Cris Scaglioni
Daniel Ignácio
Davi Moreira
Davi Silva
Fernando Oliveira
Nunes
Gabriel Géglio
Gilmar Santos
Ingrid Comazzetto
Jean Victor Brito
Jonas Azevedo
Leonardo Gardinalle
Leonela Rodriguez
Lucas Carvalho
Maércio Ribeiro Junior
Mario Alves
Mary Silva
Matheus Rocha
Vinicius Andrade
Viviane Queiroz

Violas
Francismar Augusto
Gabriel Antony Cruz
Lucas Bernardo
Marina Costa
Mylena Cavalcanti
Quezia Vieira
Victor R. Rodrigues
Vitor Coelho

Violoncelos
Camila Rocha
Daniela Nuñez
Giovanni Sartori
Laura Muniz
Luiz Felipe Prado
Marcelo Meneguesso
Raphael Andrade
Vitória Lima

Contrabaixos
Angélica Ribeiro
Antonio Araújo
Daniel Rocha
José Neto
Victor Luiz Santos

Flautas
Dimitri Rezende
Gabriel Duarte
Viviane Marques

Fagotes
Matheus Amaral
Murilo Lima

Oboés
Leonardo Monte-Mór
Patrick Sugahara

Clarinetes
Leonardo de Castro
Weber Ferreira do Vale

Trompas
Carlos Reinato
Ezequiel Rocha
Micaele Gomes

Trompetes
Cristiano Souza
Fernando Mattos

Trombones
Igor Bueno
Jonathan Ventura de Lima

Trombone baixo
Cássio Tavares

Tuba
Leonardo Cassimiro

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.