Os Ciclos da Vida e as Práticas Holísticas
Os Ciclos da Vida e as Práticas Holísticas

Os Ciclos da Vida e as Práticas Holísticas

Com Maria Lucia Lee

Conecte-se

Avenida Paulista

Duração: 90 minutos

12

atividade presencial

Grátis

Local: Praça (Térreo)

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 04/12 a 04/12

Domingo

Das 10h10 às 11h30

Os Ciclos da Vida e as Práticas Holísticas
Os Ciclos da Vida e as Práticas Holísticas

No céu, as galáxias, os movimentos dos astros e estrelas, as estações do ano, todos eles têm os seus movimentos cíclicos. Na Terra as sementes, as plantas e as flores se desenvolvem em movimentos cíclicos espiralados; a água e o fogo traçam desenhos em redemoinho. No ser humano as espirais estão impressas na nossa pele, desde as digitais até o redemoinho dos cabelos.

Foi a visão destes ciclos que, na China, o mais sábio chefe das tribos primitivas, chamado Fuxi (5577 a.C.); percebeu que esse movimento era devido à existência de duas forças opostas às quais denominou de yin e yang. O yang é o florescimento e o yin o retorno.

Assim, como as estações do ano na natureza – primavera, verão, outono e inverno – no ciclo de nossa vida percorremos a infância, juventude, maturidade e velhice. E com olhar abrangente, por meio das práticas holísticas, podemos nos elevar e contemplar a nossa totalidade e compreender a nossa eternidade.

As práticas holísticas integram e harmonizam o corpo físico, as emoções e a mente. No corpo físico potencializa a vitalidade e a estabilidade de suas estruturas óssea, muscular e tendínea. Nas emoções (e-movere), busca a harmonização dos fluxos internos do sopro vital e do sangue que a partir de um centro sobe, desce, se expande e contrai. Na mente cultiva intenções e pensamentos que o protege e traz clareza e discernimento.

Serão propostas as seguintes práticas:

Auto Percussão para Vitalidade: As percussões no próprio corpo permitem eliminar as toxinas, harmonizar os órgãos internos, músculos e tendões trazendo uma livre circulação do Sopro (QI) e do Sangue, revigorando a vitalidade e a estabilidade do corpo físico.

Daoyin – Exercícios de Condução do fluxo: Automassagem em pontos de acupuntura relevantes, que estimulam e conduzem a circulação dos fluxos do Sopro (QI) e do Sangue no corpo. A sua prática regular protege as pessoas de fatores externos perversos como: vento, calor, umidade, secura e frio – e internos: as emoções que desequilibram.

Meditação do Coração – Karunesh: O Coração é o centro do ser, o centro dos ciclos. Ele é o eixo que estabelece a ligação entre Céu e Terra em nosso corpo. Esta prática muito simples, mas também muito potente, permite vivenciar os ciclos e as espirais que caracteriza a vida.

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Maria Lucia Lee formou-se no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) em 1972. Desde 1982 dedica-se ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia. Desde então introduziu no Brasil diversos métodos de exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa, divulgando-os através de publicações, DVDs e cursos.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.