Foto: Juliana Monteiro
Foto: Juliana Monteiro

Palavras e Imagens, Literatura e Fotografia: Bate-papo

com João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro e mediação de Dani Gutfreund

Programações com Recursos de Acessibilidade

Belenzinho

Duração: 90 minutos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Aberto ao Público

Data e horário

De 24/04 a 24/04

Quinta

19h30 às 21h

Foto: Juliana Monteiro
Foto: Juliana Monteiro

João Anzanello Carrascoza e Juliana Monteiro compartilham com o público o processo de criação, a recepção e a repercussão dos livros “Fronteiras Visíveis” (Maralto, 2023) e “Catálogo de Perdas” (Sesi, 2018). No livros, o escritor e a fotógrafa parte da imagem fotografica e das palavras para a criação de narrativas literárias e visuais.

João Anzanello Carrascoza nasceu em Cravinhos, São Paulo, em 1962. É escritor, redator e professor universitário. Fez o pós-doutorado sobre a interface entre Publicidade e Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como escritor, publicou coletâneas de contos e romances e obras para crianças e jovens. Recebeu prêmios como Jabuti, Guimarães Rosa, da Radio France Internationale (RFI), da Fundação Biblioteca Nacional, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Juliana Monteiro investiga a poética dos dias, das relações e da existência humana a partir de diferentes mídias e suportes. O caráter universal do que é íntimo, a impermanência e a dinâmica entre palavra e imagem são eixos presentes em sua observação artística, que se vale da fotografia e da palavra como principais instrumentos do dizer. Nascida no Rio de Janeiro, em 1981, vive e trabalha em São Paulo, onde se formou em Linguística e em Comunicação e, desde então, tece relações entre diferentes linguagens. Além de participar de exposições coletivas, publicou os livros de artista Pandora (2020), Aprendiz (2021), Queira receber como recordação (2022), entre outros.

Dani Gutfreund possui formação em Pedagogia pela PUC-SP, Mestrado em Literatura Contemporânea Inglesa pelo Goldsmith’s College, da Universidade de Londres, e especialização em Tradução pela City University, também de Londres. Trabalhou como professora de educação infantil e ensino fundamental, foi correspondente de arte da revista Tablado, de Brasília, e da Terra Magazine. Participou de Enquanto Tempo e Sala de Leitura, exposições na Oficina Oswald de Andrade. Colabora com a editora Livros da Matriz, entre outras, e é mestranda na FAU-USP. É autora de Olha lá a Ana!, publicado em 2015 pela MOVpalavras. É, também, uma das gestoras do Lugar de Ler – espaço paulista destinado a cursos, oficinas e eventos em artes, que conta com uma biblioteca para consulta.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.