Ilustração: divulgação
Ilustração: divulgação

Pasteur, o Cientista

vida e obra de Louis Pasteur (1822-1895)

Santo André

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Eventos

Datas e horários

De 19/04 a 16/10

Terça a Sexta

10h30 às 21h

Sábado e Domingo

10h30 às 18h

Ilustração: divulgação
Ilustração: divulgação

A exposição Pasteur, o Cientista, montada em 2020 no Sesc Interlagos e, em 2021, no Sesc Campinas, traz a vida e a obra do francês Louis Pasteur (1822-1895). Com muita dedicação e paixão pelo fazer científico, o cientista contribuiu enormemente para a construção de conhecimentos e práticas que mudaram a história da humanidade.

Estruturada em seis atos, como uma peça de teatro, a exposição é voltada para todos os públicos e possui total acessibilidade em todos os espaços (com braile, audiodescrição e ergonomia), apresentando as descobertas de Pasteur em ordem cronológica: da solução de um enigma químico – cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagiam à luz de forma diferente – até a descoberta da vacina contra a raiva, doença infecciosa de origem viral que acomete mamíferos, inclusive o homem, e letal em praticamente 100% dos casos.

Interativa e didática, a mostra celebra vida e obra de Pasteur por meio de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos, trazendo uma analogia natural com o momento atual do mundo no enfrentamento à pandemia.

Vamos revisitar as experiências do cientista  através de um “microscópio”, entender como micro-organismos podem sobreviver sem oxigênio; espiar pelo gargalo de garrafas de vinho para descobrir os segredos da fermentação da bebida; decifrar junto com Pasteur o segredo dos “pastos malditos”, locais onde rebanhos inteiros morriam de antraz, entre outras atividades. No final, um módulo especialmente produzido no Sesc Santo André faz a ligação de Pasteur com o Brasil: pesquisas desenvolvidas por aqui, a admiração de D. Pedro II pelo cientista, o desenvolvimento nacional da produção de vacinas pelos Institutos Butantã e Oswaldo Cruz e seus desdobramentos na ciência contemporânea.

A exposição Pasteur, o Cientista foi organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França – e tem curadoria de Éric Lapie e Astrid Aron e curadoria científica de Maxime Schwartz. A exposição estreou no Palais de la Découverte, em Paris, em dezembro de 2017 – ficando em cartaz até agosto de 2018. Pela primeira vez fora da França, no Brasil, a exposição tem a curadoria nacional de Juliana Manzoni Cavalcanti e Vanessa Pereira Mello (Fiocruz).

É uma realização do Sesc São Paulo e da Universcience, com patrocínio da Sanofi Brasil e do Magazine Luiza e apoio da Embaixada da França no Brasil, a Fiocruz e o Instituto Butantan.


AGENDAMENTO DE GRUPOS 

Para desenvolver uma ação educativa, propositiva e transformadora, o Sesc Santo André oferta visita mediada para grupos organizados: Escolares, Instituições, Empresas, ONG’s, entre outras. Para que seu grupo possa visitar à exposição, é necessário fazer o agendamento prévio. Por isso, desenvolvemos esse formulário de solicitação com todas as informações necessárias para que você agende já a sua visita. Para um bom atendimento é de suma importância que o responsável tenha conhecimento de todas as informações sobre o agendamento.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.