Foto Carol de Freitas
Foto Carol de Freitas

Esgotado

Pelas Ruas da Zona Norte

Com Philippe Arthur dos Reis

Programações com Recursos de Acessibilidade

Santana

L

atividade presencial

Grátis

Local: Atividade externa

Inscrições online a partir de 28/2, sexta-feira, às 14h.

Data e horário

De 22/03 a 22/03

Sábado

das 9h às 11h30

Esgotado

Foto Carol de Freitas
Foto Carol de Freitas

O projeto “Pelas Ruas da Zona Norte” propõe uma imersão no território, unindo prática esportiva e educação ambiental, explorando a riqueza histórica, cultural e natural.  
 
Além da prática corporal, o projeto busca promover um olhar crítico e transformador sobre o espaço que habitamos, fortalecendo o vínculo com a comunidade e incentivando práticas que valorizem a convivência e a qualidade de vida no contexto urbano. Abre-se um convite para caminhar, observar, aprender e se reconectar com o que nos cerca. 
 
Cada encontro terá cerca de duas horas de duração, com roteiros que combinam explanação histórica, interação com os participantes e reflexões em pontos estratégicos da região. Além de promover o conhecimento histórico e cultural, as caminhadas incentivam a prática de atividades ao ar livre, beneficiando o bem-estar físico e social dos participantes. 
 
Neste primeiro encontro teremos uma caminhada pelas histórias e memórias das ruas da Zona Norte em um roteiro sobre as águas. Uma reflexão da Cantareira ao Tietê, a partir das águas que homenageiam nossas ruas. 
Trajeto: Partida do Sesc Santana, Rua Viri, Rua Tibiri, Av Nova Cantareira, Rua Lagoa Verde e Rua Guanapus  
 
O nível de dificuldade da atividade é média, com percurso de aproximadamente 5 km 
 
Com Philippe Arthur dos Reis 
Historiador especialista em história urbana paulistana, busca destacar a diversidade da região e a agência de grupos historicamente subalternizados. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de São Paulo (2013), Mestre em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAUUSP (2017), Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas. 

Atividade com tradução em Libras.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.