Crédito: Fernanda San Juan
Crédito: Fernanda San Juan

Cultivando ideias: Hortas urbanas no combate à fome

Com Flávio Rodrigues, Hans Dieter Temp e Vilma Martins / Mediação de Daniela Baptista

Territórios do Comum

São Carlos

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Retirada de ingressos limitada a 1 por pessoa, com 1 hora de antecedência, na loja Sesc. Lugares limitados.

Data e horário

De 30/03 a 30/03

Quinta

Às 19h30

Crédito: Fernanda San Juan
Crédito: Fernanda San Juan

Neste encontro, vamos conhecer iniciativas diversas que têm em comum a proposta de instalação e cultivo de hortas urbanas sustentáveis como caminho para combater a fome, viabilizar o acesso ao alimento de qualidade a um número mais amplo de pessoas, gerar emprego e renda, desenvolver o território, reduzir impactos ambientais e construir experiências de comunidade e cidadania.

Pesquisas recentes confirmam o aumento significativo da população, de famílias, que vivenciam diferentes níveis de insegurança alimentar e a fome no Brasil. Para enfrentar esse cenário complexo de sofrimento, desigualdade e vulnerabilidade social, tornam-se necessárias discussões, mobilizações, esforços conjuntos de diferentes setores da sociedade e a construção de políticas estruturais de transformação.


Cidades sem fome  
A ONG Cidades sem fome desenvolve projetos de agricultura sustentável em áreas urbanas não utilizadas, com o objetivo de criar oportunidades de trabalho e renda para pessoas que necessitam de novas oportunidades. Tem foco na criação de negócios sociais sustentáveis. Os projetos fazem uso de técnicas modernas, produzindo grande quantidade de alimentos, que são destinados para o autoconsumo dos participantes e para a comercialização. Essa estratégia reverte aos beneficiários do projeto uma renda efetiva e constante e cria uma alternativa para que possam viver de forma digna.  
Conheça mais em: https://www.cidadessemfome.org


Mulheres do G.A.U. (Grupo de Agricultura Urbana)  
As Mulheres do G.A.U. são mulheres migrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola União de Vila Nova, no bairro de São Miguel Paulista em São Paulo. Elas trabalham para manutenção de um viveiro escola, por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. O grupo também mantém uma cozinha e oferece serviço de cafés e almoços em eventos na cidade de São Paulo. 
Acompanhe em: @mulheresdogau


Um toque que salva vidas 
Projeto educativo e de impacto socioambiental que articula diferentes agentes e tecnologias sociais para a instalação de agroquintais de produção de alimentos na casa de famílias da comunidade da zona norte de Araraquara.  
Acompanhe em: @umtoquequesalvavidas


Territórios do Comum  – Ação educativa e engajamento social.
A ação em rede Territórios do Comum reúne as áreas de Educação para Acessibilidade, Educação para Sustentabilidade e Valorização Social no desenvolvimento de ações programáticas voltadas ao tema da cidadania em suas múltiplas dimensões e possibilidades de colaboração entre as iniciativas sociais presentes nos territórios onde estão inseridas as Unidades do Sesc. Sua proposta envolve a construção de um projeto transversal às três áreas com o objetivo de promover ações que contribuam com processos de cidadania ativa e de desenvolvimento local a partir do interesse público. 

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.