Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Percurso das Árvores

Com Andréa Barbour, Barbara Francesquine e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira do Coletivo A Penca.

Arvore-se

Ribeirão Preto

AL

atividade presencial

Grátis

Local: Biblioteca

50 lugares

Data e horário

De 07/11 a 07/11

Quinta

19h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esta atividade tem como objetivo partilhar a investigação que vem sendo desenvolvida desde 2018, sobre a questão natureza-cidade, o espaço para as “mulheres” e o destino do chamado lixo verde nos centros urbanos.  Apresentação das referências teóricas que orientam as práticas, o pensamento ecofeminista, as diferentes linhas críticas ao antropocentrismo e à separação natureza/humanidade.  

Esta atividade reflexiva tem como objetivo partilhar a investigação que vem sendo desenvolvida pelo coletivo paulistano A Penca nos últimos anos e que se desdobra em resultados de vários formatos – trabalhos cênicos e em vídeo, atividades artístico-pedagógicas, grupos de estudos, entre outros.   

Aqui, a discussão terá como fio condutor a plataforma digital Percurso das árvores, construída como um híbrido entre experiência sensível e pesquisa documental, articulando textos, fotos, vídeos, desenhos e informações de fontes secundárias.   

 As reflexões trazidas pelo grupo passam pela disputa entre imaginários associados ao ambiente urbano; pela compressão dos espaços destinado àquilo que nomeamos como “natureza” ou como “áreas verdes” (criadas em contraposição ao seu normal não-verde, não-natureza); pelos deslocamentos que os trabalhadores da poda e remoção de árvores (sempre homens, sempre precarizados) fazem diariamente para remover a natureza do caminho da cidade; pela geografia do aterro sanitário, que não para de crescer, espremendo e infestando as comunidades vizinhas; pelas estratégias das árvores para continuar existindo (enfrentando encanamentos, muros, avançando sobre avenidas e frestas entre prédios); pelo espaço vazio e árido das árvores que não estão mais lá.  

 


Arvore-se é o chamamento para esta iniciativa científico-cultural em torno da árvore simbólica e real, que traz reflexões e ações sobre o papel da arborização urbana e da (re)floresta no atual cenário da crise climática. Ao oferecer uma programação diversificada que inclui intervenções urbanas, espetáculos circenses, teatro, oficinas e debates, cria espaços de diálogo entre meio ambiente, arte, sustentabilidade e ação social, fomentando discussões em torno das relações ser humano, natureza e culturas.

Idealização e coordenação: Clarice Sumi Kawasaki (FFCLRP-USP; NAP EDEVO DARWIN-USP); Fernanda Keila Marinho da Silva (DFQM-UFSCar/Sorocaba) e Danilo Seithi Kato (FFCLRP-USP/RP)
Realização: Sesc
Apoio: Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP/USP; Departamento de Física, Química e Matemática (UFSCar/Sorocaba); Diretoria da FDRP/USP e Biblioteca Sinhá Junqueira

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.