Duração: 119 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Hall de entrada (térreo)
Acesso livre. Sujeito à lotação do espaço.
Data e horário
De 04/06 a 25/06
15h30 às 17h30.
O artista visual Jardélio Santos revela ao público sua pesquisa e prática de pintura baseada nas vivências e referências do território da Brasilândia, zona norte de São Paulo, bairro onde reside e atua como artista e educador. A intervenção é um convite para o diálogo e reflexão sobre as resistências periféricas e outras narrativas poéticas presentes na arquitetura e geografia da cidade. Serão quatro encontros em que a proposta é a realização de uma pintura. Percepções, pesquisa e afetos que atravessam o artista com a Zona Norte de São Paulo. Nos encontros, a tela que terá dimensões de 80cm x 120cm, será realizada ao vivo, em quatro sessões, possibilitando ao público o contato direto com o processo criativo e com o artista, uma experiência de residência artística.
Jardélio Santos Alves nasceu numa Minas quase Bahia. De Taiobeiras até a Vila Brasilândia, nas quebradas da periferia da zona norte da cidade de São Paulo, são 1.250 quilômetros para onde migrou com a família na adolescência. Ainda criança, desenhava e pixava nos bancos de praça. Anos mais tarde se deu conta de que a motivação para a arte vinha das referências deixadas pela avó materna nos traços feitos a carvão impressos na parede da casa mineira; o pai marceneiro também é outra referência com quem aprendeu a lidar com madeira; reside nisto a autonomia deste artista que constrói e monta os próprios chassis para as telas, que constrói brinquedos e artefatos de madeira. Educador e artista é um dos organizadores do coletivo de artes “Viela Quatro”, que ocorre no Jardim Paulistano, na zona norte da cidade de São Paulo.
Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.