fotos: Divulgação | Renata Teixeira | Divulgação
fotos: Divulgação | Renata Teixeira | Divulgação

Mesa 4: Planejamento urbano e emergências climáticas

Com Hannah Arcuschin Machado (IABsp), Rodrigo Iacovini (Instituto Polis) e mediação de Gabriela Alves

Ecos da Floresta

Jundiaí

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Data e horário

De 22/03 a 22/03

Sábado

10h30 às 12h30

fotos: Divulgação | Renata Teixeira | Divulgação
fotos: Divulgação | Renata Teixeira | Divulgação

Refletir sobre soluções inovadoras e estratégias de planejamento urbano que as cidades podem adotar para mitigar os impactos das emergências climáticas, como o paisagismo regenerativo, as agroflorestas, as hortas urbanas entre outras, além de compartilhar experiências e melhores práticas globais.


Atividade acessível em Libras.

Retirada de ingressos 1h antes, na Loja Sesc.


Hannah Arcuschin Machado é arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Políticas Públicas pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Doutoranda em Ciência Ambiental pela USP. Integra o Grupo de Trabalho Clima e Cidade do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo (IABsp), onde foi Vice-Presidente de 2020 a 2022. Atua como especialista em projetos relacionados à política urbana, clima, mobilidade e saúde ambiental para organizações como o Banco Interamericano de Desenvolvimento e Vital Strategies. Foi Assessora da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo e membro do Grupo de Pesquisa Metrópole Fluvial, da FAUUSP.

Rodrigo Faria G. Iacovini é diretor executivo do Instituto Pólis, é advogado e urbanista, com doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de São Paulo. Integra o Conselho Nacional das Cidades, o Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo, o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo (FUNDURB)  e o Comitê Gestor do Programa Cidades Verdes Resilientes do Governo Federal. Integra também redes da sociedade civil como o Hub for Housing Justice, o Fórum Nacional de Reforma Urbana e a Coalizão Internacional Habitat. Foi coordenador executivo do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico, assessor de relações internacionais da Plataforma Global pelo Direito à Cidade e assistente da ex-Relatora Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, Raquel Rolnik.

Gabriela Alves é formada em Ciências Sociais pela UNIFESP e pós-graduanda em Urbanismo Social. Atua como ativista climática na perspectiva de Inovação Social e prospecção de projetos sustentáveis com desenvolvimento comunitário. Co-fundadora do Instituto Perifa Sustentável e atuante no laboratório de Inovação Social da área de energia da EDP – Energias do Brasil, hoje ela tem estudado formas de mobilizar e empoderar juventudes para a mudanças de realidades territoriais com metodologias aplicadas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.