Duração: 120 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Oficinas III
Inscrições online e no local a partir do dia 3/6, às 14h.
Serão quatro encontros com o objetivo de compartilhar saberes de cura a partir da tríade pessoa, comunidade e natureza. Percorreremos um caminho desde o plantio até o beneficiamento de ervas que cuidam da respiração em oleatos, banhos e inalação natural, e a produção de pomada descongestionante.
I Encontro: O que é Ilera? Plantio de ervas medicinais.
II encontro: Propriedades medicinais das plantas
III encontro: Banhos e inalações
IV encontro: Pomada descongestionante
A Ilera: Ancestralidade e Saúde, é uma organização que nasceu em 2016, no Jardim Robru, Guaianases, na Zona Leste da cidade de São Paulo. Tem como objetivo a promoção da economia criativa, o fortalecimento da memória ancestral e da identidade cultural dos povos originários a partir das suas/nossas tecnologias ancestrais para o cuidado em saúde.
As principais atividades desenvolvidas pela Casa Ilera são plantios de ervasmedicinais (farmácia viva), oficinas e vivências com o objetivo de compartilhar saberes ancestrais para o cuidado em saúde.
Além das ações da Lojinha Ilera; produção de oleatos, sabonetes, tinturas, escalda pés, banhos de assento, aulas de vendas, que tem o objetivo de fomentar a geração de renda entre as mulheres da comunidade. Nossa organização adquiriu experiência no tema com a convivência em comunidades tradicionais negras e indígenas como o Terreiro de Candomblé Ilê Axe Loí Loiá e a comunidade indigena da Serra da Moça. Saiba mais, @ILERA.A
Ficha técnica:
Leila Rocha, Leila Rocha, guardiã dos saberes ancestrais, enfermeira, mestra em Ciências da Saúde com concentração em Fisiopatologia Ginecológica, doutoranda Ciências da Saúde com concentração em Fisiopatologia Ginecológica (FMC – Unicamp), fundadora da “Ilera: Ancestralidade e Saúde – 2016”.
Natália Paiva, guardiã dos saberes ancestrais, curiosa nata, apaixonada pelos processos artísticos e humanos. Sempre buscando novos conhecimentos, oficineira na área de produção de fitoterápicos tradicionais, artes gráficas e encadernação.
Claudio Del Puente, guardião dos saberes ancestrais, produtor e fotógrafo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.