atividade presencial
Local: Saída do Sesc Santos às 7h
Inscrições de 10 a 20/06 pelo app ou centralrelacionamento.sescsp.org.br
Data e horário
De 21/06 a 21/06
Atividade prática do plantio de palmito-juçara, espécie importante da Mata Atlântica, que serve de alimento a mais de 30 espécies de aves e mamíferos, de modo a enriquecer a florística do Parque dos Morros.
Explorada durante séculos, o palmito-juçara desapareceu de grande parte de sua área de ocorrência, sendo que nos morros de Santos há pouquíssimos indivíduos adultos frutificando – e alimentando as aves. O palmito-juçara (Euterpe edulis) é uma das espécies mais importantes da Mata Atlântica, servindo de alimento a mais de 30 espécies de aves e mamíferos, especialmente nos meses de inverno.
O Parque dos Morros possui uma avifauna diversificada, com espécies florestais que não são encontradas em nenhuma outra localidade da área insular do município. No entanto, são escassos os grandes frugívoros e outras espécies que dependem da frutificação do palmito, como a araponga (Procnias nudicollis), o pavó (Pyroderus scutatus), o sabiá-uma (Turdus flavipes), entre outros.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.