Podcast - Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto
Podcast - Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto

Podcast – Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto

roteiro baseado no guia de Manuel Bandeira

Santana

Duração: 10 minutos

L

atividade online

Data e horário

De 15/01 a 12/02

Sábado

Às 10h, no youtube.com/sescsantana.

Podcast - Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto
Podcast - Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto

O podcast “Histórias de Ouro Preto: a cidade em cada canto” é uma série com 5 episódios, de 10 minutos cada, que acontece no Youtube do Sesc Santana e será baseada no Guia de Ouro Preto, escrito por  Manuel Bandeira.

O Guia, de 1938,  foi encomendado pelo Sphan (Iphan da época) para mostrar uma cidade que estava sendo tombada como patrimônio cultural.
Ouro Preto tinha sido visitada em 1924 pela caravana modernista, e redescoberta pela importância atribuída ao barroco, e a Aleijadinho em especial, entendido como formador das  raízes identitárias da cultura brasileira.

O Guia para Turismo traz então como principais as figuras dos inconfidentes – Tiradentes como destaque, e de Aleijadinho – como sombras que pairam sobre a cidade. O Guia será tomado como se fosse um roteiro da cidade: serão escolhidos 5 lugares e será produzido, além de um podcast, também um ensaio fotográfico para local.

O roteiro proposto será realizado acompanhado por um guia local; e o mesmo lugar será visitado por um morador ou historiador, na ideia de revelar uma outra camada de história, um  outro olhar.

A produção é da NITRO Histórias Visuais. A NITRO é um coletivo de “contadores de histórias”. Ao longo de 18 anos, realizou a transição de uma agência clássica de fotografia para uma produtora de conteúdo multimídia. Formada por antropólogos visuais, busca romper limites e inovar no uso de técnicas, mídias, plataformas e valores para narrar visualmente histórias cotidianas e reais da sociedade. Busca contribuir para a construção da identidade e da imagem do Brasil contemporâneo, contando histórias como meio de preservar a memória.

Os episódios também contam com imagens ilustrativas de Lucas Godoy, fotógrafo local, que tem destaque no trabalho com Patrimônio Histórico. 

O que preciso saber antes de comprar um Ingresso:

Pessoas com mais de 12 anos deverão apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19, evidenciando DUAS doses ou dose única para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O comprovante pode ser físico (carteirinha de vacinação) ou digital e um documento com foto.

O uso da máscara é obrigatório durante toda sua permanência na Unidade.

Para atividades com ingresso, será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.

Consulte antecipadamente em sescsp.org.br sobre o funcionamento do estacionamento da unidade promotora do evento.

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.