Duração: 180 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Tecnologias e artes | 4º andar
Inscrições pelo app Sesc SP a partir das 14h de 7/1
Como a poesia pode nos apresentar um território? Como formamos imagens geográficas a partir de vozes cuir e trans? Neste curso, realizado em 3 dias, Ravel Machado e Flecha Lemes, idealizadores e editores da (elle/elu) edições y traduções, construirão um percurso poético por 8 países latino-americanos, a partir dessas provocações. A dupla acredita que, ao mobilizarmos novas vozes informantes poéticas sobre o continente em que nos inserimos, se abrem novas experiências de vizinhança, conjunções de sensibilidades e alteridades.
Esse curso, realizado em parceria com a plataforma BRAVA, é motivado por uma pesquisa curatorial literária autônoma, focada em literaturas LGBTQIA+ e especialmente trans, travestis e não binárias – que os editores fizeram atravessando, por terra, da Colômbia ao Uruguai, no ano de 2023. Em cada encontro, mesclados com a afetividade gerada em trajetória, veremos surgir poesias e escrituras – em sua maioria inéditas no Brasil – de cada um desses territórios.
Encontros
21/01 – Colômbia, Equador, Peru
No primeiro encontro, serão apreciadas coletivamente poesias inéditas no Brasil produzidas por pessoas cuir nos territórios Colômbia, Equador e Peru. Será abordada a poesia como forma de imaginar a história de cada território e também a especificidade da poesia cuir em sua liberdade expressiva.
22/01 – Bolívia, Chile, Argentina
No segundo encontro, as poesias inéditas no Brasil serão aquelas dos territórios Bolívia, Chile e Argentina. A metodologia de apreciação coletiva, em conjunção com a atenção às informações singulares encontradas em cada poesia para que se possa vislumbrar cada território em sua diversidade, seguirão sendo guias para o encontro. Haverá um debate coletivo sobre a percepção da diferença em cada forma de apresentar a poética, resgatando
semelhanças e diferenças, comparado com o encontro anterior.
23/01 – Ilhas: República Dominicana e Porto Rico
O encontro com os territórios-ilha, República Dominicana e Porto Rico, será conduzido a partir de duas publicações – uma, que antologiza 22 pessoas trans/travestis/não binárias que produzem poesia a partir de Porto Rico e, a outra, sobre a poética dentro do texto em prosa confeccionado pela escritora travesti Johan Mijail.
Sobre es facilitadores
Ravel Machado é transmasculino e não binário, editor independente e tradutor na (elle/elu) Edições e Traduções – que idealizou e compõe junto com Flecha Lemes. A editora, para além das publicações, tem como mote a potencialização de uma rede cuirtransliterária transfronteiriça, agindo a partir de pesquisa, fomento e divulgação. Ministrou oficinas de literatura e escritura literária na Colômbia, no Peru e no Chile e no Brasil. Fez parte da formação em tradução literária na Casa Guilherme de Almeida e foi um dos 60 selecionados para o Curso Livre de Formação de Escritores da Casa das Rosas, em 2023. Em 2024, entrou no grupo de estudos LASTRO. Como autor, publicou o livro de poesias “Faz a Curva, Paixão” em 2023, pela editora Urutau. Recentemente, teve sua poesia “A aranha não precisa de olhos” publicada na Revista Cult.
Flecha Lemes é uma pessoa trans não-binária. É bibliotecárie e trabalha com literatura desde 2011, tendo atuado na Fundação Cultural de Curitiba e mediado uma série de clubes de leitura com enfoque LGBTQIA+ desde então. Atualmente, em conjunto com Ravel Machado, realiza o projeto editorial (elle/elu) edições y traduções, que se dedica à pesquisa, publicação, difusão e tradução de materiais cuir e trans da América Latina, além da realização de oficinas de escrita literária presenciais junto a coletivos e ONGs. Autopublicou os plaquetes “emaranhado” (2022) e “todas as nossas mães se tornaram velhas loucas chapadas de rivotril e outras drogas” (2021), e participou com poemas das antologias “Álbum de Memórias” (Editora Monstra, 2022) e “Não Parecem Sentir Vergonha” (Agrupamentos, 2022).
Sobre a plataforma BRAVA
Um espaço de conexão dedicado à discussão e ao compartilhamento de trabalhos feitos por mulheres cis e pessoas trans. Através da produção e promoção de cursos e eventos pautados sempre em uma perspectiva antissistema e com base em discussões sobre raça, classe, sexualidade e gênero, oferece um espaço seguro e acolhedor para compartilhamento de saberes em um ambiente pensado para fomentar trocas e expandir conexões.
Duração: 3 encontros, das 18h às 21h.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.