Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 4/1, 15h, para Credencial Plena e 5/1, 15h, para público em geral.
O que poesia tem a nos oferecer para expandir a consciência e aguçar nossa percepção em relação às potencialidades da linguagem, ao mundo que nos cerca e a nós mesmos? É esse o tema deste curso que mobiliza um amplo leque da experiência poética. Por meio de leituras, audições e abordagens críticas, pretende-se refletir sobre a poesia, seu lugar, seu papel, no tempo presente. Tempo em que as vivências tornam-se cada vez mais aceleradas e marcadas pelo esvaziamento das linguagens, pelo excesso de informações sem essência e pela manipulação incessante da realidade. Percorrendo alguns conceitos teóricos e obras poéticas (tanto escritas quanto oralizadas e/ou cantadas) de poetas dos séculos XX e XXI, procura-se mostrar também como os artistas reagem criticamente à essa realidade, denunciando-a e desafiando-a, ao mesmo tempo que incorporam criativamente novos recursos técnicos em seu fazer artístico.
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 4/1, 15h, para Credencial Plena e 5/1, 15h, para público em geral.
Ademir Assunção é poeta, escritor e jornalista. Publicou 17 livros de poesia, contos, romance e jornalismo, entre eles A Voz do Ventríloquo (Prêmio Jabuti 2013), Pig Brother (finalista do Prêmio Jabuti 2016), Ninguém na Praia Brava, Adorável Criatura Frankenstein, Zona Branca e Faróis no Caos. Tem poemas e contos traduzidos para o inglês, espanhol e alemão, publicados nos EUA, Argentina, México, Peru e Alemanha. Gravou os cds de poesia e música Viralatas de Córdoba e Rebelião na Zona Fantasma. Letrista de música popular, tem parcerias gravadas por Itamar Assumpção, Edvaldo Santana e Ney Matogrosso. Jornalista profissional há mais de três décadas, trabalhou como repórter e editor em grandes jornais e revistas do país, como Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e Marie Claire. Idealizador e curador da exposição Leminski: 20 Anos em Outras Esferas, sobre a obra do poeta curitibano, com poemas inéditos, manuscritos, originais datilografados, vídeos, shows musicais, teatro, filme e instalações, no Instituto Itaú Cultural. É um dos editores da revista literária Coyote. Seu livro mais recente é Espelhos (microcontos), em parceria com Sandro Saraiva (desenhos), lançado em 2023.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.