atividade online
Grátis
Inscrições a partir de 22/11, pelo Portal Sesc SP.
Datas e horários
De 04/12 a 12/12
É fundamental que a saúde também seja entendida como um terreno educativo, pois ela não está separada da estrutura sociocultural do sujeito. Por este motivo, o objetivo presente no curso online População Preta: uma fronteira entre liberdade e loucura é propor um educar para a questão da saúde mental da população preta a partir da intersecção entre urbanismos, memórias, epistemologias africanas e afro-brasileiras e patrimônio.
À vista disso, o Complexo Psiquiátrico do Juquery, localizado no município de Franco da Rocha, é o objeto central da mediação educativa desta série de encontros, com o intento de tratar sobre a institucionalização da loucura no estado de São Paulo.
Na tentativa de dialogar a respeito da(s) memória(s) da população preta a partir da premissa da saúde mental, o objetivo específico deste curso é incentivar um educar para o pensamento crítico que promova um olhar que dê vista às memórias ainda presentes nas margens, deslocando-as para o campo da visibilidade, assim como as estruturas sociais que coabitavam nos intramuros das instituições asilares a partir do final do século XIX no Estado de São Paulo – especificamente, no período do pós-abolição formal da escravatura. Ou seja, o que se propõe aqui, é uma atenção educativa às violentas inclusões carcerárias e manicomiais que a população preta foi submetida e que, até os dias atuais, tais inclusões ainda reverberam na estrutura social como um todo.
No dia 14/12, ocorrerá um encontro presencial, no Sesc Itaquera, somente para participantes do curso.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.