Duração: 360 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Sala do Curumim
Inscrições a partir das 14h do dia 5/11 para credencial plena e, a partir das 14h do dia 7/11, para as demais categorias.
O curso aborda a presença de populações negras na cidade de São Paulo no início do século XX, apresentando os projetos de modernização da cidade que almejavam branqueá-la e expulsar estes grupos das áreas centrais da cidade. As aulas apresentam as formas de organização, mobilização e (re)existência das populações negras frente a esses projetos racistas.
O curso foi elaborado a partir da pesquisa de autoria de Amanda de Lima Moraes, que resultou na dissertação de mestrado intitulada “Populações negras em São Paulo: usos e apropriações da rua no início do século XX (1900-1930)” defendida no ano de 2024.
A pesquisa foi construída como um esforço de visibilizar a presença de populações negras na história do país, como agentes na produção de conhecimentos e na luta e organização contra projetos racistas que foram projetados na cidade de São Paulo. Dar destaque a uma cidade que foi produzida e construída por mãos negras, assim como relembrar estes espaços de trabalho, moradia, encontro e sociabilidades que conformam hoje uma memória negra ainda pouco difundida nas narrativas oficiais.
Amanda de Lima Moraes, nascida e criada em Parelheiros, Zona Sul de São Paulo. Geógrafa e professora formada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana no PPGH/USP. Atua como professora na Educação de Jovens e Adultos, atualmente no CIEJA Lélia Gonzalez. Desenvolve pesquisas e ações nas áreas de Geografia, educação, relações raciais, cidade e racismo.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.