Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

Praça Esportiva: Esporte e Ação Climática

Santana

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Quiosque

Em caso de chuva, a atividade poderá ser suspensa ou transferida para outro local.

Data e horário

De 02/11 a 30/11

Domingo

Das 16h às 18h.

Foto - Divulgação
Foto - Divulgação

Em novembro, a tradicional Praça Esportiva se transforma em um espaço de vivência ambiental e cidadã com o Circuito – Esporte e Ação Climática, uma programação especial ao ar livre que une movimento, criatividade e consciência ecológica. Inspirado pela COP 30, o circuito convida crianças, jovens e famílias a participarem de atividades lúdicas e educativas que promovem o cuidado com o planeta e o protagonismo ambiental.

Durante a programação, os participantes serão envolvidos em vivências que estimulam o corpo, a mente e o vínculo com a natureza. Em caso de chuva, a atividade poderá ser suspensa ou transferida para outro local.

Capoeira Mata Viva – É uma atividade que propõe uma imersão artística, educativa e corporal na ancestralidade da capoeira, conectando-a ao conceito ecológico da mata secundária ¿ vegetação que renasce após a destruição da mata original. A capoeira, assim como essa vegetação, representa a resistência e regeneração cultural afro-brasileira diante da opressão histórica.
A atividade vê a capoeira como expressão viva da memória coletiva, onde saberes ancestrais permanecem como sementes prontas para florescer. Ao se enraizar nesse novo solo, ela fortalece a identidade e inicia um ciclo de reconexão com a terra, os saberes antigos e a arte como potência transformadora.
Por meio do jogo dos bichos, com movimentos inspirados na fauna brasileira e no toque silvestre do berimbau, o projeto entrelaça corpo, natureza e cultura popular, valorizando tanto a biodiversidade quanto a diversidade cultural.

Brincando com os Encantados da Amazônia – O público experimentará jogos, cantigas, desafios e dinâmicas que atravessam gerações, resgatando saberes orais e gestos que conectam corpo, natureza e tradição. É um encontro onde brincar é também preservar, criar e celebrar as histórias vivas da floresta.

Com Acumã Ambiental:

Ryan Alves – Ator, músico, MC, capoeirista e compositor, é fundador do Coletivo de teatro Teapoira.

Melissa – Atriz, cantora e estudante de Artes Cênicas no Instituto de Artes da UNESP. Desenvolve trabalhos voltados à valorização da ancestralidade, da cultura popular e das vivências comunitárias.

Miuara Rodrigues – Indígena nascida em Manaus, mãe periférica e multiartista. Fotógrafa desde 2010 e arte- educadora há 7 anos, também atua como produtora, percussionista e cantora. Desde 2024 desenvolve ações de conscientização e educação ambiental junto ao grupo Acumã Ambiental.

Julia Hernandes – Desde os 4 anos, Julia Hernandes participa de oficinas culturais em diversas linguagens, como balé, teatro, capoeira e dança. Influenciada pela mãe, cresceu envolvida com a causa socioambiental, acompanhando o nascimento da Acumã Ambiental, onde hoje atua como educadora, oferecendo apoio e assistência a educadores mais experientes. Em 2023 participou, na UMA PAZ, de uma oficina sobre a Mata Atlântica. Integra a rede de apoio Kariri-Xocó e já atuou em peças teatrais da Obra Social Dom Bosco e da companhia Siriema Spuleta. Como dançarina, também fez parte da Cia Porto de Luanda, ampliando suas experiências artísticas e sociais.

Michele Hernandes – Gestora Ambiental pela Universidade de Mogi da Cruzes. Pós graduada em Gestão Cultural – SENAC 13 anos de experiência como Educadora Ambiental. Fundadora da Acumã Ambiental, Coordenadora dos Projetos Regionalidades, Minha Identidade; Sustenta Legal; Plantando Vidas; Rede Kariri- Xocó (Indígenas). Educadora Ambiental na ONG Formigas de Embaúba.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.