Imagem: Rafaela Browne
Imagem: Rafaela Browne

Praticas corporais orientais: Qi Gong no Verão

com Laura Fortes Arantes

Sesc Verão

Guarulhos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Ginásio

Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

Data e horário

De 04/02 a 12/02

Sábado e Domingo

10h às 12h

Imagem: Rafaela Browne
Imagem: Rafaela Browne

Aulas abertas de práticas corporais com enfoque na metodologia oriental. Utilizando-se do conhecimento da medicina chinesa, Qi Gong e Do-Ho. A proposta dos encontros é reestabelecer a vitalidade do corpo através do movimento e observação sensível da natureza das estações no corpo.

A medicina tradicional chinesa nos ensina as correlações do corpo com as estações no ano e práticas corporais podem nos auxiliar a movermos as energias internas a favor do tempo. O Coração é o mestre dos órgãos e vísceras, o que nos impõe ritmo e realiza a circulação de sangue integrando todo organismo. Para filosofia tradicional chinesa a mente mora no coração. Os movimentos propostos na oficina serão direcionados para acalmar a mente/Coração, fortalecer os membros inferiores encorajando-os a sustentar os membros superiores para a energia fluir. Liberando tensões, esvaziando o peito e restaurando o ritmo interno podemos criar outra relação com as ansiedades e exageros do final e início do ano. Para assim colhermos os frutos que foram plantados na Primavera. O Verão, corresponde ao elemento Fogo, que no corpo é regido pelo Coração. Período de ascensão, abundância, frutas e cores intensas e riso solto.

Laura Arantes é dançarina, arte educadora e terapeuta integrativa formada em Comunicação das Artes do Corpo e pós-graduada em Práticas Integrativas e Complementares. Atuou durante 8 anos na Cia. de artes do Baque Bolado , 5 anos como codiretora. Estudou no Centro
de estudos Yoga Narayana, Sei tai-ho e Do-ho no Jardim dos Ventos e Qi Gong no Espaço Luz Tai Chi Pai Lin, SENAC e Via Cinco. Frequentou diversos cursos livres de Tai Chi Dawin e Qi Gong. Em 2020 e 2022 atuou no Projeto “Quando todas as folhas caem” de Ciça Ohno, como residente e performer. Atualmente oferece aulas de práticas corporais online e em parceira com eventos e unidades do SESC São Paulo.

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.