Foto: Mayara Carvalho
Foto: Mayara Carvalho

Práticas de movimento na abordagem Pikler

com Aneliza Torquato e Mayara Carvalho

14 Bis

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de brincar - Piso térreo

Data e horário

De 26/03 a 26/03

Quarta

Das 10h30 às 12h30

Foto: Mayara Carvalho
Foto: Mayara Carvalho

Roda de conversa com pessoas cuidadoras de bebês e crianças de 0 a 6 anos sobre a perspectiva do brincar na abordagem Pikler, em um diálogo sobre a sua intencionalidade pedagógica no desenvolvimento infantil e a importância da segurança e autonomia dos bebês e crianças durante o brincar livre, a partir do mobiliário disponível no acervo do Espaço de Brincar.

A brincadeira é uma atividade importante para a abordagem Pikler, pois a criança desenvolve habilidades motoras e cognitivas enquanto brincam, além de se relacionarem com o mundo ao seu redor. Nesta perspectiva, o brincar deve ser vivido de modo livre, isto é, a pessoa adulta responsável deve manter-se próxima à criança em uma atitude observadora, interferindo na atividade do bebê e da criança somente quando for necessário. Além disso, por questões de saúde e de segurança, o espaço que recebe o mobiliário Pikler deve ser adequado, com piso de madeira ou tecido, objetos lúdicos ao alcance da criança e brinquedos bem apoiados no piso, de modo que ela consiga desenvolver sua coordenação motora. Os brinquedos e mobiliário Pikler são projetados para incentivar o movimento livre e a exploração. Além disso, eles ajudam a desenvolver a coordenação motora e a autonomia das crianças. São geralmente feitos de madeira e desenhados para serem seguros e estimulantes, permitindo que as crianças subam, desçam, balancem e explorem de diversas formas. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.