atividade presencial
Grátis
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 5/12. Enquanto houver vagas.
Silvia Chakian e Beatriz Accioly Lins, autoras do livro Precisamos falar de consentimento: uma conversa descomplicada sobre violência sexual para além do sim e do não (Bazar do Tempo, 2024), examinam o conceito de consentimento como um elemento fundamental para garantir respeito e segurança nas relações sexuais contemporâneas.
A partir de uma análise crítica da forma como o consentimento é frequentemente interpretado, as autoras constroem uma abordagem acessível e aprofundada, baseada nos debates contemporâneos sobre violência de gênero.
Três campos de conhecimento atravessam o diálogo: direito, psicologia e antropologia. Além disso, são debatidos casos emblemáticos que afetam meninas e mulheres no dia a dia, explorando as complexidades relacionadas à violência sexual, discutindo suas manifestações e as dinâmicas sociais que as perpetuam.
Atividade em parceria com a Editora Bazar do Tempo.
Com Beatriz Accioly Lins, antropóloga e pesquisadora, com mestrado e doutorado pelo Programa em Antropologia Social da USP. Atua como gestora de projetos de impacto social e acesso a direitos fundamentais, trabalhando na promoção, avaliação e monitoramento de políticas públicas. É associada ao Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS-USP). Publicou, entre outros livros, A lei nas entrelinhas: a lei Maria da Penha e o trabalho policial (2018) e Caiu na net: nudes e exposição de mulheres na internet (2021).
Com Silvia Chakian, promotora de Justiça do Ministério Público de SP e integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (MPSP). Coordena o Núcleo de Atendimento a Vítimas e a Ouvidoria das Mulheres do MPSP. Mestre e doutoranda em Direito Constitucional pela PUC-SP; professora da Escola Superior do Ministério Público e membro da Comissão Nacional Permanente de Violência contra a Mulher. Publicou os livros A construção dos direitos das mulheres (2020), Crimes contra crianças e adolescentes (2024), entre outros.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.