Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 28/5, 14h (Credencial Plena), e 30/5, 14h, (público em geral).
Preliminares é uma oficina de escrita de narrativas breves. Portanto o sucesso do curso depende do comprometimento de quem participa, escrevendo. Vamos resgatar a dupla literatura & erotismo no que ela traz de mais desafiador: a linguagem. A ideia é investigar as mecânicas do desejo para usá-las como estruturas de ficções breves em qualquer tema, não só o erotismo.
Todas as aulas são presenciais. Todos os textos lidos e criados são organizados em um exclusivo site WordPress, somente acessado pela turma. A participação dos frequentadores é fundamental, tanto na escrita quanto na leitura dos textos dos colegas.
Vamos jogar na roda humor, pesquisa formal, crítica social, criação de personagens e tensão. Nosso lab não será especificamente para trabalhar a escrita de cenas de sexo ou elaborar histórias de amor.
Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 28/5, 14h (Credencial Plena), e 30/5, 14h, (público em geral).
__
Cronograma dos encontros
Aula 1. Integração dos alunos; exposição da metodologia; apresentação panorâmica de autores(as) que trabalham o erótico na literatura; conceituação do erotismo como tensão narrativa.
Proposta 1. Visibilidade e Velocidade. Escrita de cenas, microcontos ou minicontos.
Aula 2. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 1.
Proposta 2. Primeira pessoa. Escrita de crônica, memória ou autoficção.
Aula 3. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 2.
Proposta 3. O alto vs. o baixo: o humor como gatilho do erotismo. Escrita de conto.
Aula 4. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 3 e dos que não puderam ser lidos nas aulas anteriores
__
Quem é Ronaldo Bressane?
Paulistano, 54, é escritor, jornalista e professor. Edita a revista Morel (@morel.revista, editora Ipsis), publicação de literatura, fotografia, jornalismo, quadrinhos e artes visuais. Foi repórter e editor de diversas publicações, além de crítico literário, repórter de cultura e comportamento. Formado em comunicação pela FAAP, mestre em literatura na Unifesp, é doutorando em teoria literária na USP. Escreveu livros em gêneros variados, como o romance Escalpo (Reformatório), o romance gráfico V.I.S.H.N.U. (Quadrinhos na Cia.) e o infanto-juvenil Sandiliche (Cosac Naify). É professor de escrita criativa desde 2006, tendo incentivado dezenas de pessoas na publicação de livros e na conquista de prêmios.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.