Foto de divulgação: José Carlos Ferrigno
Foto de divulgação: José Carlos Ferrigno

Prosa 60+ Intergeracionalidade no dia a dia

Com José Carlos Ferrigno

Consolação

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala Ômega (8º andar)

Gratuito (sem retirada de ingressos)

Data e horário

De 27/10 a 27/10

Quinta

10h às 12h

Foto de divulgação: José Carlos Ferrigno
Foto de divulgação: José Carlos Ferrigno

Prosa 60+ é um ponto de encontro que traz mensalmente debates sobre o papel das pessoas com mais de 60 anos na sociedade, evidenciando o seu protagonismo. Os encontros são abertos e gratuitos e, por meio de muita troca e diálogo, tem como objetivos a sociabilização, a construção de conhecimentos e a promoção da saúde. 
 
De acordo com pesquisas científicas, a troca de experiências entre pessoas de diferentes gerações promove uma melhora no sistema cognitivo e no estado de humor em pessoas idosas e além disso o bem-estar, o aumento da autoestima, o fortalecimento de laços afetivos, a transferência de cultura e valores que acabam proporcionando mais longevidade e mais autonomia. 

Para as pessoas da terceira idade, essa interação estimula as funções cognitivas e psicossociais, além de reforçar seu senso de pertencimento e importância dentro da comunidade. Já para os mais novos, além do aprendizado com pessoas mais experientes, há pesquisas que afirmam que essa convivência aumenta a sua resiliência, sua capacidade empática, seus relacionamentos sociais e melhora sua percepção sobre o envelhecimento. 
 
Neste mês de outubro, José Carlos Ferrigno fará um bate-papo sobre este processo relacional e trará dicas no dia a dia de como fortalecer os laços com a várias gerações que convivemos.  
 

José Carlos Ferrigno

Doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona. Especialista em Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada. Professor dos cursos de especialização em Gerontologia do Hospital Albert Einstein. Consultor para programas de preparação para a aposentadoria e de programas intergeracionais.

Autor de artigos sobre aspectos psicológicos do envelhecimento e relações intergeracionais na família e na sociedade. Autor dos livros “Coeducação entre Gerações” e “Conflito e Cooperação entre Gerações”. Ex-assessor e pesquisador da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do Sesc SP, onde exerceu também os cargos de Coordenador do Programa Sesc Gerações e de Editor da Revista “A Terceira Idade”. 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.